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Autor(a): Palazzo, Raphael Gomes de Araújo
Orientador: Iwamoto, Helga Midori
Título: Programa qualidade de vida: o caso do IFTO – Palmas
Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho (QVT);Programa Qualidade de Vida (PQV);Políticas públicas
Data do documento: 23-Mai-2016
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas - Gespol
Citação: PALAZZO, Raphael Gomes de Araújo. Programa qualidade de vida: o caso do IFTO – Palmas. 2016. 129f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas, Palmas, 2016.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo estudar a política pública do Programa Qualidade de Vida (PQV) promovida pelo IFTO – Campus Palmas. Tal política foi implementada visando melhorar a qualidade de vida dos servidores do órgão através de três eixos: (1) Saúde; (2) Lazer e Social; (3) Meio Ambiente. O estudo trata de dois aspectos que vem se modificando ao longo das últimas décadas: As políticas públicas e a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Ambos os fatores afetam a vida de toda sociedade, visto que a população ativa trabalha e mesmo a população que não tem atividade laboral sofre as consequências das políticas implementadas pelos governos. O trabalho oferece um significado à vida das pessoas e possui estreita relação com seu estilo de vida fora do ambiente laboral. Pessoas que trabalham durante longas jornadas de trabalho geralmente têm um tempo reduzido de lazer, ou até mesmo não tem. A preocupação com a qualidade tem levado diversas empresas a implantar Programas de Qualidade de Vida (PQV). A implementação destes programas é recente e visa a promoção da saúde e o bem-estar do trabalhador. Os PQVs nas organizações devem promover intervenções que melhorem saúde do trabalhador em todos os aspectos. Dentro do IFTO – Palmas o PQV foi criado em outubro de 2013, mas após dois anos de programa o mesmo se mostrou incipiente com ações esporádicas. Isto motivou esta pesquisa que procurou identificar os problemas enfrentados pelo programa com intuito de colaborar com a instituição. Através de entrevistas semiestruturadas foram entrevistados trinta servidores, destes, doze são gestores. Ao comparar as visões destes dois grupos através da análise de conteúdo se identificou percepções distintas entre os dois grupos no que diz respeito ao PQV e a própria QVT. Apesar de o estudo ter como principal objeto o PQV, falar de QVT é fundamental, porque o PQV é a principal ferramenta de melhoria da QVT dos servidores. O programa enfrenta vários problemas: Falta de envolvimento da gestão; comissão local inoperante; falta de recurso próprio entre outros. Ao final deste trabalho propõe-se ações para reestruturação do Programa.
Abstract: This study aimed to study the public policy of the Quality of Life Program (QLP) promoted by IFTO - Campus Palmas. This policy was implemented to improve the quality of life of organ servers through three axes: (1) Health; (2) Leisure and Social; (3) Environment. The study deals with two aspects that has been changing over the past decades: Public policies and Quality of Life at Work (QLW). Both factors affect the lives of every society, since the active population works and even people without work activity suffers the consequences of the policies implemented by governments. The work provides meaning to people's lives and has close relationship with your lifestyle outside the workplace. People who work long working hours generally have little or no leisure time. The concern for quality has led many companies to deploy Quality of Life Programs (QLP). The implementation of these programs is recent and is aimed at promoting health and worker well-being. The QLPs in organizations should promote interventions to improve occupational health in all aspects. Within the IFTO - Palmas the QLP was established in October 2013, but after two years of the program it showed incipient with sporadic actions. This motivated this research. It sought to identify the problems faced by the program in order to collaborate with the institution. Thirty servants were interviewed, including twelve managers, through semistructured interviews. By comparing the views of these two groups using content analysis, perceptions were identified distinguishing the two groups with respect to QLP and QLW itself. Although the study has as main objective the QLP program, to speak of QLW is critical because this program is the main QLW improvement tool to the servants. The initiative faces several problems: Lack of management involvement; inoperative local commission; lack of own resources; among others. At the end of this work actions were proposed for the program restructuring.
URI: http://hdl.handle.net/11612/246
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