Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2456
Autor(a): Magalhães, Diogo Souza
Orientador: Grácio, Héber Rogério
Título: A inserção de imigrantes qualificados da Árica Subsaariana nas instituições de ensino superior públicas federais em Palmas: uma discussão socioambiental
Palavras-chave: África; Ecologia Humana; Imigração Qualificada; Saber Ambiental; Environmental Knowledge; Human Ecology; Qualified Immigration
Data do documento: 29-Jan-2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente - Ciamb
Citação: MAGALHÃES, Diogo Souza. A inserção de imigrantes qualificados da Árica Subsaariana nas instituições de ensino superior públicas federais em Palmas: uma discussão socioambiental. 2021. 166f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente, Palmas, 2021.
Resumo: A presente pesquisa descreve a inserção de acadêmicos africanos em instituições de Ensino Superior Públicas da Rede Federal do Brasil, a fim de estudar a sua relação com o novo lugar que escolheram para morar provisória ou permanentemente. O contexto se dá na cidade de Palmas – Tocantins, abordando acadêmicos afiliados à Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Campus Universitário de Palmas (CUP) e ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Campus Palmas. Devido ao complexo contexto mundial, marcado por crises econômicas, guerras, alterações ambientais, crises identitárias, etc., observa-se o aumento das migrações nas últimas décadas, marcado por diferentes classificações, entre elas, a migração qualificada. A pesquisa aborda o crescimento das trocas e adaptações culturais, o papel da comunidade como rede de integração e as motivações para os processos de emigração. Na análise de conteúdo temática, feita concomitante às discussões e construção das Histórias de Vida, são abordadas categorias como: enraizamento, identidade, sociedade, território, ambiente, dentre outros, sob a perspectiva da Ecologia Humana, numa relação interdisciplinar. O objetivo foi verificar o processo de inserção desses imigrantes no novo país, perpassando pelas relações topofílicas e/ou topofóbicas percebidas por eles. A pesquisa é conduzida com caráter socioambiental, pois trata de aspectos da natureza física e da sociedade, ou seja, o Ambiente.
Abstract: The present research describes the insertion of African scholars in Public Higher Education institutions of the Federal Network of Brazil, in order to study their relationship with the new place they chose to live provisionally or permanently. The context takes place in the city of Palmas - Tocantins, addressing academics affiliated with the Federal University of Tocantins (UFT) - Campus Universitário de Palmas (CUP) and the Federal Institute of Education, Science and Technology of Tocantins (IFTO), Campus Palmas. Due to the complex world context, marked by economic crises, wars, environmental changes, identity crises, etc., there has been an increase in migration in recent decades, marked by different classifications, including qualified migration. The research addresses the growth of exchanges and cultural adaptations, the role of the community as an integration network and the motivations for emigration processes. In the analysis of thematic content, carried out concurrently with the discussions and construction of Life Stories, categories are addressed such as: rooting, identity, society, territory, environment, among others, from the perspective of Human Ecology, in an interdisciplinary relationship. The objective was to verify the process of insertion of these immigrants in the new country, going through the topophilic and / or topophobic relations perceived by them. The research is conducted with a socio-environmental character, as it deals with aspects of physical nature and society, that is, the Environment.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2456
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