Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/244
Author: Goulart, Natália Lelis Guimarães
Advisor: Silva, Alex Pizzio da
Title: Trabalho em instituições públicas e sofrimento psíquico na contemporaneidade: uma revisão do estado da arte na plataforma Scielo no período 2004-2013
Keywords: Instituições públicas;Servidor público;Consumismo de massa;Sociedade do espetáculo;Sofrimento psíquico
Issue Date: 19-May-2016
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas - Gespol
Citation: GOULART, Natália Lelis Guimarães. Trabalho em instituições públicas e sofrimento psíquico na contemporaneidade: uma revisão do estado da arte na plataforma Scielo no período 2004-2013. 2016. 90f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas, Palmas, 2016.
Resumo: Este trabalho trata de investigação acerca de sofrimento psíquico nos servidores de instituições públicas brasileiras em artigos publicados na plataforma Scielo no período 2004-2013, com o objetivo de analisar de que forma os diagnósticos teóricos publicados apontam os discursos e valores hegemônicos difundidos pelos meios de comunicação de massa e pela sociedade de consumo. Foi realizada discussão teórica acerca do consumismo e meios de comunicação de massa, utilizando-se de constructos de Debord, Bauman e Chanlat, por exemplo. Em um segundo momento, foram realizadas exposições relativas à Psicodinâmica do Trabalho, na perspectiva de Christopher Dejours, apresentando conceitos sobre sofrimento, organização e divisão do trabalho, estratégias defensivas e carga psíquica. A metodologia utilizada tratou-se de pesquisa qualitativa e análise de conteúdo dos dados. Dentre os artigos coletados, foram selecionados os conceitos mais utilizados, com que sujeitos foram trabalhados, e identificadas lacunas acerca das pesquisas em sofrimento no trabalho das instituições públicas no Brasil. Foi apresentado relato sobre as formas de organização do trabalho, apresentando conceitos de Arendt, Dowbor e Harvey. Identificou-se que os principais conceitos apresentados acerca de sofrimentos psíquicos são burnout, transtornos psíquicos e condições precárias de trabalho. A matriz explicativa para a causa de sofrimento é composta, principalmente, por cansaço físico, vocal e/ou mental, sobrecarga de trabalho, burocratização da organização do trabalho, contaminação do tempo fora do trabalho e falta de reconhecimento. Concluiu-se que é possível afirmar que os sofrimentos dos servidores públicos pode ser ampliado por uma sociedade que através dos meios de comunicação de massa estabelece padrões.
Abstract: This work deals with research about psychological distress on the servers of Brazilian public institutions in articles published in the Scielo platform in the period 2004-2013, in order to examine how the theoretical diagnoses published point discourses and hegemonic values disseminated by the media of mass and the consumer society. Theoretical discussion was held about consumerism and mass media, using constructs Debord, Bauman and Chanlat, for example. Second moment was held exhibitions on the psychodynamics of work, from the perspective of Christopher Dejours, presenting concepts of suffering, organization and division of labor, defensive strategies and mental load. The methodology used was treated qualitative research and data content analysis. Among the items collected the most used concepts were selected, with which subjects were worked out and identified gaps in research about the suffering in the work of public institutions in Brazil. It was presented account of the forms of work organization, presenting concepts of Arendt, Dowbor and Harvey. It was identified that the main concepts presented about mental suffering are burnout, mental disorders and poor working conditions. The explanatory matrix for the cause of suffering is composed mainly by physical, vocal and/or mental fatigue, work overload, bureaucratization of work organization, time contamination out of work and lack of recognition. In conclusion we can say that the sufferings of civil servants can be extended by a company that through the mass media sets standards.
URI: http://hdl.handle.net/11612/244
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas

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