Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2434
Autor(a): Oliveira, Mariela Cristina Ayres de
Lima, Elton Carvalho de
Barros, Simone Andréa Pinto Pereira
Título: Formando professores pela Universidade Aberta do Brasil: realidades e aplicações do curso em licenciatura em Física
Palavras-chave: Formação de professores; Estudos de caso, Acessibilidade, Educação a distância
Data do documento: 18-Dez-2020
Citação: LIMA, Elton Carvalho de; BARROS, Simone Andréa Pinto Pereira; OLIVEIRA, Mariela Cristina Ayres de. Formando professores pela Universidade Aberta do Brasil - Realidades e aplicações do curso em licenciatura em Física. Palmas: Eduft, 2020. 89 p.
Resumo: Esta obra foi elaborada através de trabalhos desenvolvidos pelos alunos de Licenciatura em física modalidade EAD da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Um grande marco para a educação a distância foi as LDB nº 9.394/96. A partir de 2007 todos os professores que atuassem na educação básica deveriam estar certificados em cursos de licenciatura, que lhes permitissem adquirir formação superior para o exercício da docência na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental e médio.A Universidade Aberta do Brasil (UAB) completou, em 2016, dez anos de implantação e a Universidade Federal do Tocantins (UFT. O capitulo 2 traz uma explanação sobre a oferta de vagas no curso de licenciatura em física a distância pontando a importância que esta modalidade de ensino no Tocantins tem, enaltecendo seu papel fundamental na mudança nas diferentes realidades do ensino, principalmente na área rural exposta neste trabalho. Os demais capítulos fazem referência a trabalhos de alunos formados pelo curso entre os anos de 2016 a 2020, sempre com a supervisão da professora coordenadora de estágio, autorização da escola e acompanhamento do (s) professor (es) responsável (eis),todas do estado de Tocantins. Para a seleção dos trabalhos apresentados foram trabalhados alguns critérios. todos os colégios são públicos e as aplicações acontecem foram realizadas com discentes do ensino médio. Espera-se que a leitura traga ao leitor um pouco do universo cotidiano das escolas do estado, suas dualidades e suas superações.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2434
Aparece nas coleções:EDUFT



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.