Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2418
Autor(a): Soares, Thiago Barbosa
Título: Composição discursiva do sucesso: efeitos materiais no uso da língua
Palavras-chave: Linguagem; Análise discursiva; Geoprocessamento; Filosofia; Sociologia; Psicanálise
Data do documento: 17-Dez-2020
Citação: SOARES, Thiago Barbosa. Composição discursiva do sucesso: efeitos materiais no uso da língua. Palmas: Eduft, 2020. 71 p.
Resumo: O sucesso não é um mero item lexical. O sucesso alimenta e fomenta um enorme mercado capilarizado pela grande mídia e pela literatura de autoajuda. Em cada âmbito de atuação o discurso do sucesso parece desenvolver recursos para se perpetuar. Um desses refere-se aos sentidos atribuídos ao sucesso, enquanto outro se liga a criação de condições idealizadas de produção na qual se encontraram em difusão de efeitos. Visando analisar os mecanismos de constituição da repercussão do sucesso na mídia e na literatura de autoajuda, escolhemos aleatoriamente três obras: "Além do topo: o sucesso e sua felicidade não têm limites" (2011), "O sucesso ao seu alcance" (2010) e "Manual do sucesso total" (2000), bem como três notícias transmitidas pela mídia Pabllo Vittar rebate críticas em relação à voz: 'Ainda vão ouvir essa voz aguda por muito tempo' (G1), Ed Motta elogia Pabllo Vittar: ‘Talento verdadeiro e genuíno’(Veja) e Elza Soares: a voz rouca das ruas (Veja). Para tanto empregaremos o aparato conceitual e metodológico da Análise do discurso derivada dos trabalhos de Michel Pêcheux, num primeiro capítulo, objetivando problematizar e compreender outros possíveis sentidos do sucesso envidaremos por áreas subjacentes à Análise do Discurso, num segundo capítulo, a partir do cotejamento dos resultados obtidos nas análises empreendidas no capítulo três, entenderemos a composição dos discursos do sucesso na sociedade brasileira atual.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2418
Aparece nas coleções:EDUFT

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Composição discursiva do sucesso - efeitos materiais no uso da língua.pdf887.64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.