Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/240
Author: Queiroz, Juliana Ferreira de
Advisor: Iwamoto, Helga Midori
Title: Assistência estudantil: uma avaliação com foco no campus avançado Pedro Afonso do Instituto Federal do Tocantins
Keywords: Assistência estudantil;Institutos Federais de Educação;Bolsistas;Vulnerabilidade econômica;Abandono escolar;Gestão de processos
Issue Date: 19-May-2016
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas - Gespol
Citation: QUEIROZ, Juliana Ferreira de. Assistência estudantil: uma avaliação com foco no campus avançado Pedro Afonso do Instituto Federal do Tocantins. 2016. 138f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas, Palmas, 2016.
Resumo: Esta pesquisa trata do processo de avaliação das Políticas Públicas aplicadas no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), no âmbito do Campus Avançado Pedro Afonso, relacionadas ao Ensino Técnico Profissionalizante. Em primeira instância, discute a caracterização das Políticas Públicas e o desenvolvimento do Programa de Assistência Estudantil no IFTO. A seguir, analisa a partir de uma trajetória nacional direcionada a um recorte territorial específico, a saber, o âmbito do próprio Instituto, a dinâmica que relaciona políticas públicas e assistência estudantil. Posteriormente, apresenta os métodos de coletas e análises de dados relacionados a pesquisa. Os resultados demonstraram uma diferença significativa no que diz respeito à taxa de abandono, taxa de reprovação, frequência e rendimento escolar entre o grupo de alunos participantes do PNAES e o grupo de alunos não participantes do PNAES. Posteriormente, a caracterização do perfil socioeconômico do aluno bolsista foi submetida a teste de análise de variância, porém este não detectou diferenças significativas dentro deste grupo de alunos em relação aos critérios de frequência e rendimento escolar. Por fim, como produto desta dissertação, foi apresentado um diagnóstico com o detalhamento dos procedimentos administrativos de gestão do PNAES no âmbito do Campus Avançado Pedro Afonso, em forma de apêndice, contendo a apresentação de propostas para manutenção e melhorias da gestão do programa.
Abstract: This research deals with the process of evaluation of public policies applied at the Federal Institute of Tocantins (IFTO) under the Advanced Campus Pedro Afonso related to Technical Education College. In the first instance, discusses the characterization of Public Policy and the development of the Student Assistance Program in IFTO. The following analysis begins from a national trajectory directed to a specific territory, namely the scope of the Institute, the dynamics related to public policies and student assistance. Then, the methods of collection and analysis of data related to research are presented. The results showed a significant difference in regard to dropout rate, failure rate, attendance and academic performance among the group of students participating in the PNAES and the group of non-participants PNAES students. Subsequently, the characterization of the socioeconomic profile of the scholarship student was subjected to analysis of variance test. However this did not detect significant differences within this group of students in relation to criteria of attendance and school performance. Finally, as a product of this dissertation a diagnosis was presented with details of administrative procedures PNAES management under the Advanced Campus Pedro Afonso, in the form of appendix, containing proposals for maintenance and improvement of the program management in that instance.
URI: http://hdl.handle.net/11612/240
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Juliana Ferreira de Queiroz - Dissertação.pdf2.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.