Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2392
Autor(a): Cardoso, Letícia Silva
Orientador: Vizolli, Idemar
Título: O desenvolvimento de uma sequência didática para trabalhar o conceito de fração com professores de 4º e 5º anos do ensino fundamental
Palavras-chave: Educação; Formação continuada; Sequência Didática; Fração; Education; Continuing education; Didactic Sequence; Fraction
Data do documento: 14-Fev-2020
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citação: CARDOSO, Letícia Silva. O desenvolvimento de uma sequência didática para trabalhar o conceito de fração com professores de 4º e 5º anos do ensino fundamental.2019. 344f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2019.
Resumo: Esta dissertação resulta da análise das respostas das atividades de 30 professores de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental que atuam na Rede Municipal de Ensino de Araguaína, Tocantins, que participaram de um curso de formação continuada sobre fração. Uma vez que autores como Zabala, Oliveira, Borges Neto et al, dentre outros, indicam que o desenvolvimento de Sequências Didáticas (SD) tem se mostrado salutar no processo de ensino e aprendizagem de matemática, desenvolveu-se uma SD, na qual as atividades consideram a história, equivalência, comparação e significados de fração, bem como as características das quantidades e o uso de diferentes registros de representação semiótica. A SD foi composta de vinte e duas atividades, organizadas em tarefas constituídas de questões a serem resolvidas pelos professores. A pesquisa teve como objetivo analisar os efeitos do desenvolvimento de uma sequência didática considerando a história, equivalência, comparação e significados de fração, bem como as características das quantidades e a utilização de diferentes registros de representação semiótica sobre o conhecimento de fração dos professores participantes do curso. Trata-se de uma pesquisa-ação, de cunho qualitativo, que foi desenvolvida em três etapas: revisão da literatura, elaboração e sistematização da SD, seguida da análise das respostas dos professores. Os resultados indicam que o desenvolvimento SD contribuiu com a ampliação do conhecimento de fração e instrumentalizou os professores em sua ação docente.
Abstract: This paper results from the analysis of the answers given to some activities by 30 teachers of Elementary Scool who work in the Municipal Education System of Araguaína, Tocantins, Brazil, teaching in the 4th and 5th grade, and who participated in na ingoingeducation training course about fractions. Since authors such as Zabala, Oliveira, Borges Neto et al and others indicate that the development of Didactic Sequences (DS) has proved to be helpful in the process of teaching and learning mathematics, a Ds was developed with activities considering history, equivalence, comparison, and meanings of fractions, as well as the characteristics of the quantities and meanings of fractions, as well as the characteristics of the quantities and the use of diferente semiotic representation records, impacted on the fraction knowledge of the teachers participating in the course. This is a qualitative action research, developed in three stages literature review, preparation and systematization of the DS, and analysis of the teachers’ answers. The results indicate that the DS development contributed to expand teachers’ knowledge on fraction and it has also instrumentalized them in their teaching action.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2392
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