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Autor(a): Grimm, Euzeni Pedroso
Orientador: Gonçalves, Lina Maria
Título: Política pública de tempo escolar ampliado e educação integral: por um currículo integrado e integrador
Palavras-chave: Escola de Tempo Integral; Políticas Públicas Educacionais; Cidadania; Currículo Integrado; Full Time School; Educational Public Policies; Citizenship; Integrated Curriculum.
Data do documento: 12-Dez-2019
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas - Gespol
Citação: GRIMM, Euzeni Pedroso. Política pública de tempo escolar ampliado e educação integral: por um currículo integrado e integrador. 2020. 122f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas, Palmas, 2020.
Resumo: Este trabalho analisa a política pública de escolas de tempo integral (ETI) no município de Palmas – TO, atualmente em ampla expansão no Brasil, presente nas agendas da maioria dos gestores públicos. Essa política pública se apresenta com o propósito de corrigir as profundas desigualdades sociais e intelectuais e, em especial, assegurar mais dignidade aos cidadãos, por meio do acesso às diversas atividades extracurriculares, essenciais a uma formação integral. A ETI foi implantada na rede municipal de ensino de Palmas – TO, a partir de 2007. Essa nova realidade educacional trouxe inovações e adeptos, principalmente entre alunos e famílias beneficiadas com a proposta de tempo ampliado. Todavia, a comunidade escolar, em especial professores e demais atores envolvidos diretamente no trabalho com os alunos, nas ETIs, tiveram suas rotinas de trabalho e vida impactadas, sem que estivessem devidamente preparados para atender às necessárias mudanças. Nessa perspectiva, o estudo analisa os principais avanços e desafios presentes na política municipal em duas escolas de tempo integral, uma padrão, construída para a modalidade e outra adaptada, a partir de um prédio que ofertava ensino em tempo parcial. Adotou a abordagem qualitativa e procedimentos da pesquisa documental e de campo, com aplicação da técnica de Grupo Focal (GF). Como principais resultados, foram explicitadas as transformações ocorridas nas duas escolas e os desafios relacionados à compreensão do conceito de escola de tempo integral e de educação integral. Também foram identificados desafios a serem vencidos em relação à adequação da infraestrutura, problemas relativos ao aumento da jornada de trabalho, à formação contínua dos profissionais que atuam nas ETIs e, especialmente, a necessidade de um currículo adequado à modalidade e que integre as atividades desenvolvidas no turno regular de aulas e no contraturno. Assim, ao encerrar esse estudo, apresenta-se como contribuição à Gestão Municipal, uma proposta de plano de ações no sentido de impulsionar o desenvolvimento e aperfeiçoamento dessa política pública.
Abstract: This present paper analyzes the public policy of full - time schools (FTS) in the city of Palmas - TO, currently expanding widely in Brazil, present in the agendas of most public managers. This public policy is designed to correct deep social and intellectual inequalities and, in particular, to ensure more dignity for citizens through access to the various extracurricular activities that are essential to integral formation. The FTS was implemented in the Palmas - TO municipal school system from 2007. This new educational reality brought innovations and adherents, especially among students and families benefited by the extended time proposal. However, the school community, especially teachers and other actors directly involved in working with students, in the FTS, had their work and life routines impacted, without being properly prepared to meet the necessary changes. From this perspective, the study analyzes the main advances and challenges present in the county policy of full-time schools, aiming to show ways to elaborate tools that can boost the development of the modality and improvement of the educational practice towards integral education. Adopted the qualitative approach and procedures of documentary and field research, applying the Focus Group (FG) technique. As main results, , the transformations that occurred in both schools and the challenges related to the understanding of the concept of full time school and full education were explained. Challenges to be overcome were also identified regarding the adequacy of the infrastructure and problems related to the increase in working hours. Also was identified the need for continuous training of the professionals that work in full time school, and especially, the need for a suitable curriculum for the modality and that integrates developed activities in the regular shift of classes and during the nighttime. Therefore, at the end of this study, a contribution to the county Management is presented, as a proposal action plan to boost the development and improvement of this public policy.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2378
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