Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2326
Authors: Aquino, Jedaías Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Novaes, Gilmar Pires
Title: Um estudo das curvas elementares na geometria analítica proposta didática no ensino médio com Grafeq em uma perspectiva para a Engenharia Civil
Keywords: Engenharia Civil; Geometria Analítica; GrafEq; Softwares Educacionais; Civil Engineering; Analytical Geometry; GrafEq; Educational Softwares
Issue Date: 27-Nov-2020
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat
Citation: AQUINO, Jedaías Sousa. Um estudo das curvas elementares na geometria analítica proposta didática no ensino médio com Grafeq em uma perspectiva para a Engenharia Civil.2020.130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Palmas, 2020.
metadata.dc.description.resumo: As grandes mudanças no mundo globalizado estão cada vez mais obrigando os docentes a procurarem novas formas de lecionar estabelecendo estratégias para prender a atenção dos alunos, motivando-os aos estudos. Uma dessas estratégias que tem surtido efeito é a utilização das mídias tecnológicas em prol do ensino. Desde décadas passadas até agora, já foram desenvolvidos diversos aplicativos e softwares educacionais com o intuito de melhorar o ensino da Matemática. Assim, o presente trabalho tem por objetivo um estudo das curvas elementares na Geometria Analítica em uma perspectiva para a Engenharia Civil utilizando o software GrafEq, visto que muitos alunos entram e saem do Ensino Médio com grandes dificuldades, em se tratando da identificação e aplicação das linhas, curvas e regiões delimitadas por expressões algébricas elementares, gerando um tropeço para o estudo da Geometria Analítica, bem como outras disciplinas afins no Ensino Superior, em cursos como Engenharia Civil e Licenciatura em Matemática. Fora utilizada uma metodologia de cunho exploratório com uma revisão bibliográfica sobre o assunto pertinente, cujo trabalho final culmina em uma proposta didática que pode ser aplicada em turmas de alunos do Ensino Médio.
Abstract: The great changes in the globalized world are increasingly forcing teachers to look for new ways to teach, establishing strategies to hold the attention of students to motivate them to study. One of these strategies that has had an effect is the use of technological media in favor of teaching. Since decades past, several applications and educational software have been created in order to improve the teaching of mathematics. Thus, this work aims at a study of elementary curves in Analytical Geometry from a Civil Engineering perspective using GrafEq software, since many students enter and leave high school with great difficulties in dealing with the identification and application of lines, curves and regions delimited by elementary algebraic expressions generating a stumbling block for the study of Analytical Geometry and other related disciplines in Higher Education in courses such as Civil Engineering and Degree in Mathematics. An exploratory methodology was used with a bibliographic review on the pertinent subject, whose final work culminates in a didactic proposal that can be applied in high school students’ classes.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2326
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jedaías Sousa Aquino - Dissertação.pdf8.95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.