Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2323
Authors: França, Fernando Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Cruz, Andrés Lázaro Barraza De La
Title: Professor virtual: uma proposta para o desenvolvimento de algoritmos usuais das operações básicas
Keywords: Tecnologia no ensino; Objetos de aprendizagem; Aritmética; Matemática; Technology in teaching; Software; Learning objects; Arithmetic; Mathematics
Issue Date: 11-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat
Citation: FRANÇA, Fernando Sousa . Professor virtual: uma proposta para o desenvolvimento de algoritmos usuais das operações básicas.2020.67f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Palmas, 2020.
metadata.dc.description.resumo: Existem hoje novos desafios no contexto da educação, e um deles se refere aos problemas de aprendizagem relacionados às formas tradicionais de ensino que, infelizmente, ainda estão arraigadas nas práticas educadoras de muitos professores. O estudante de hoje já possui intimidade com as tecnologias e seus avanços constantes e, por isso, acostumado a tanta dinamicidade, se sente desmotivado ao assistir às aulas expositivas de cunho tradicionalista, o que acaba prejudicando a efetividade do processo de ensino-aprendizagem. Portanto, escola, sociedade e Estado devem se atualizar sobre os novos recursos que se encontram disponíveis para auxiliar o processo educacional, inclusive aqueles representados pelas Tecnologias Digitais. O objetivo geral desta dissertação é analisar, descrever e verificar como os conteúdos de Aritmética podem ser ensinados através do objeto de aprendizagem Professor Virtual. Além disso, será abordada a importância da utilização de tecnologias na educação e os conceitos de objetos de aprendizagem, bem como será definida a aritmética e apresentadas suas operações. Foi possível concluir, então, que hoje é indiscutível a importância de se usar tecnologias como apoio ao professor em sala de aula e, nesse sentido, o objeto de aprendizagem proposto se configura como uma ótima opção para a revisão dos conteúdos de aritmética já estudados previamente.
Abstract: Today, there are new challenges in the context of education, one of which concerns the learning problems related to traditional forms of teaching, that, unfortunately, are still rooted in the educational practices of many teachers. Today’s students are already familiar with technologies and their constant advances and, therefore, familiarized to so much dynamism, they feel unmotivated when attending traditionalist expository classes, which ends up harming the effectiveness of the teaching-learning process. Therefore, schools, society and the State must update themselves on the new resources that are available to assist the educational process, including those represented by Digital Technologies. The general objective his dissertation is to analyze, describe and verify how the contents of Arithmetic can be taught through the Virtual Professor application. In addition, the importance of using technologies in education and the concepts of learning objects will be addressed, as well as the arithmetic and its operations will be defined. It was possible to conclude, then, that today the importance of using technologies and learning objects as support to the teacher in the classroom is indisputable and, in this sense, the Virtual Professor software is configured as a great option for the review of arithmetic contents previously studied.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2323
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernando Sousa França - Dissertação.pdf5.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.