Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2306
Autor(a): Rodrigues, Samara dos Santos
Orientador: Farias, Mayrhon José Abrantes
Título: Jiu-Jitsu e educação: análise de uma equipe de Jiu-Jitsu da cidade de Porto Franco-MA.
Palavras-chave: Jiu-Jitsu;Prática Educativa;Formação Humana;Jiu-Jitsu;Educational Practice;Human formation
Data do documento: 4-Dez-2020
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: Rodrigues, Samara dos Santos. Jiu-Jitsu e educação: análise de uma equipe de Jiu-Jitsu da cidade de Porto Franco-MA. 2020. 44 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia - Campus Universitário de Tocantinópolis TO.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o Jiu-jitsu, enquanto arte marcial e prática educativa não formal, no processo de formação humana dos praticantes de uma academia da referida luta, da cidade de Porto Franco – MA;;. Para tanto, foi realizado uma pesquisa em duas etapas. A primeira etapa, de cunho bibliográfico, serviu de subsídio teórico para a elaboração das fases subsequentes. A segunda etapa consistiu em uma pesquisa de campo, que utilizou como técnicas: a observação participante, de aulas de uma turma infantil; a entrevista semiestruturada, realizada com os três (03) professores da academia e com seis (06) pais/responsáveis pelas crianças participantes da pesquisa; e a produção de desenhos, por nove (09) crianças observadas nas aulas, de 06 (seis) a 12 (doze) anos. A análise dos registros de campo se deu de forma qualitativa, privilegiando o cruzamento entre os pontos de vista dos sujeitos e a leitura concernente à temática. As interpretações realizadas permitiram a compreensão do Jiu-jitsu para além de um esporte competitivo, forjando-se uma prática educativa com representativa influência nas várias dimensões da vida social dos participantes. O aporte teórico da pesquisa bibliográfica foi subsidiado por autores como Tubino, 2002; Castro, 2018; Rufino e Darido,2015; Brasil, 1997.
Abstract: The present work aims to analyze Jiu-jitsu, as a martial art and non-formal educational practice, in the process of human formation of practitioners of an academy of that fight, in the city of Porto Franco - MA. For this purpose, a research was carried out in two stages. The first stage, of a bibliographic nature, served as theoretical support for the elaboration of the subsequent phases. The second stage, consisted of a field research, which used as techniques: the participant observation, of classes of a children's class; the semi-structured interview, carried out with the three (03) teachers of the academy and with six (06) parents / guardians for the children participating in the research; and the production of drawings by nine (09) children observed in class, from 06 (six) to 12 (twelve) years. The analysis of the field records took place in a qualitative way, privileging the crossing between the subjects' points of view and the reading concerning the theme. The interpretations made it possible to understand Jiu-jitsu beyond a competitive sport, forging an educational practice with a significant influene on the various dimensions of the articipants' social life. The theoretical contribution of bibliographic research was supported by authors such as Tubino, 2002; Castro, 2018; Rufino and Darido, 2015; Brazil, 1997.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2306
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAMARA Rodrigues -TCC.pdf753.24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.