Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2298
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLopes, Francisca Rodrigues-
dc.contributor.authorSilva, Marcelo Henrique Militão da-
dc.date.accessioned2021-03-01T12:32:53Z-
dc.date.available2021-03-01T12:32:53Z-
dc.date.issued2021-02-01-
dc.identifier.citationSilva, Marcelo Henrique Militão da. Educação e tecnologia: a evolução de tecnologias usadas na educação e no curso de pedagogia do campus de Tocantinópolis, nos seus 30 anos. 2020. 39 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia - Campus Universitário de Tocantinópolis TO.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/2298-
dc.description.abstractTechnology influences the way society is organized and generates consequences in different social segments, such as health, education, economics, among others. Every day new technologies emerge, such as cell phones, computers, applications, etc., featuring a constant evolutionary process that naturally introduces itself in the life of man, becoming part of and interfering in his experiences. Considering the educational technologies as important instruments for the promotion of classes, this work sought to understand the evolution and use of educational technological resources of the last thirty years, a time space concomitant with the Pedagogy course at the Campus of the Federal University of Tocantins in Tocantinópolis. For this, four methodological research bases were used to collect the data presented here, characterized as bibliographic research, based on studies by authors such as: Bauman (2001), Jenkins (2015), Moran (2006), Cardoso (2009), Lopes, Moura and Menezes (2019), Alves (2020), among others; documentary, in the collection of the Education Memory Center (CEMED); survey in the Campus Heritage Sector; and field research , through the questionnaire applied to teachers about the use of educational technologies. The methods used for data analysis were hypothetical-deductive, deductive, qualitative and quantitative. The results showed that the evolution of educational technological resources constitutes a constant movement in which the teacher needs to be able to deal with them; it needs to have at its disposal supports that allow it to adapt to new emerging technological scenarios to conduct teachingpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectEvolução tecnológicapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectTecnologias educacionaispt_BR
dc.subjectEducational technologiespt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subjectTechnological evolutionpt_BR
dc.titleEducação e tecnologia: a evolução de tecnologias usadas na educação e no curso de pedagogia do campus de Tocantinópolis, nos seus 30 anos.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoA tecnologia influencia o modo como a sociedade se organiza e gera consequências nos diversos segmentos sociais, como saúde, educação, economia, entre outros. A cada dia surgem novas tecnologias como celulares, computadores, aplicativos etc., caracterizando um processo evolutivo constante que vai naturalmente se introduzindo na vida do homem, passando a fazer parte e interferindo em suas vivências. Considerando as tecnologias educacionais importantes instrumentos para a promoção de aulas, esse trabalho procurou compreender a evolução e uso dos recursos tecnológicos educacionais dos últimos trinta anos, espaço temporal concomitante ao curso de Pedagogia do Campus da Universidade Federal do Tocantins em Tocantinópolis. Para isso, utilizou-se de quatro bases metodológicas de pesquisa para a coleta dos dados aqui apresentados, caracterizando-se como pesquisa bibliográfica, com base nos estudos de autores como: Bauman (2001), Jenkins (2015), Moran (2006), Cardoso (2009), Lopes, Moura e Menezes (2019), Alves (2020), dentre outros; documental, no acervo do Centro de Memória da Educação (CEMED); de levantamento, no Setor de Patrimônio do Campus; e de campo, através do questionário aplicado junto aos docentes sobre o uso de tecnologias educacionais. Os métodos utilizados para a análise dos dados foram o hipotético-dedutivo, dedutivo, qualitativo e quantitativo. Os resultados demonstraram que a evolução de recursos tecnológicos educacionais constitui um movimento constante no qual o professor precisa estar apto a lidar com estes; precisa ter à sua disposição suportes que lhe possibilite a adaptação a novos cenários tecnológicos emergentes para conduzir o ensino com qualidade e de acordo com a realidade ao qual se insere.pt_BR
dc.publisher.campusTocantinópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localTocantinópolispt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcelo Henrique - TCC Pedagogia.pdf1.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.