Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2292
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAntunez, Bruno Fernandes-
dc.contributor.authorSerra, Flávio da Silva-
dc.date.accessioned2021-02-27T12:45:28Z-
dc.date.available2021-02-27T12:45:28Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.citationSerra, Flávio da Silva. Lutas na Educação física escolar: conhecimento e práticas docentes na região norte do país. 2020. 39 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Educação Física - Campus Universitário de Tocantinópolis TO.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/2292-
dc.description.abstractThe performance of physical exercises as a resource to improve the health and quality of life of people are already well consolidated in literature, among them, it stands out to the struggles that despite its imprecise origin, is present in the life of the human being since prehistory and has gained space in Physical Education, and can be inserted in various ways in the stages of schooling, since we can observe them in many jokes already practiced in the daily lives of students. The implementation of school fights is guided by the National Curricular Parameters (PCN's) and becomes relevant for providing students with a broader knowledge in order to develop their motor, cognitive and affective-social aspect, thus aiming at quality teaching. Therefore, the objective of this study was to investigate the knowledge and teaching practices of teachers in the city of Tocantinópolis/TO about the application of fights in school physical education, to verify if they had access to any content that addressed the issue of fights in the graduation process, to identify if there was some complementary training to teach the content of fights and also if there was insertion of fights in the classes and to verify the availability of spaces and materials suitable for carrying out these activities in schools. In this sense, we did a study of the historical contextualization of the fights and also the application of interview questionnaires with Physical Education teachers in the municipality of Tocantinópolis/TO, where we could observe that there are still many challenges to be faced by Physical Education teachers in schools, from their own qualification in the area of fights, an appropriate place for their practices, as well as the resistance of students and some parents about the practices of fights. In face of this we could notice that it is necessary that the classes of fights are applied correctly, emphasizing their importance and the true meaning of the fight.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectLutaspt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectFightspt_BR
dc.subjectPhysical Educationpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.titleLutas na Educação física escolar: conhecimento e práticas docentes na região norte do país.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoA realização de exercícios físicos como recurso para melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas já estão bem consolidados na literatura, dentre elas, destaca-se às lutas que apesar de sua origem imprecisa, está presente na vida do ser humano desde a pré-história e vem ganhando espaço na Educação Física, podendo ser inseridas de diversas maneiras nas etapas de escolarização, haja vista que podemos observá-las em muitas brincadeiras já praticadas no dia-a-dia dos alunos. A implantação das lutas no âmbito escolar é norteada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e torna-se relevante por proporcionar ao aluno um conhecimento mais amplo de modo a desenvolver seu aspecto motor, cognitivo e afetivo-social, visando assim um ensino de qualidade. Assim sendo, o objetivo deste estudo foi investigar acerca do conhecimento e práticas docentes dos professores da cidade de Tocantinópolis/TO sobre a aplicação das lutas na Educação Física escolar, verificar se eles tiveram acesso a algum conteúdo que abordasse a temática de lutas no processo de graduação, identificar se realizaram alguma formação complementar para ministrar o conteúdo de lutas e também se houve inserção de lutas nas aulas e verificar a disponibilidade de espaços e materiais adequados para a realização dessas atividades nas escolas. Nesse sentido, fizemos um estudo da contextualização histórica das lutas e também a aplicação de questionários de entrevistas com os professores de Educação Física do município de Tocantinópolis/TO, onde pudemos observar que existem ainda muitos desafios a serem enfrentados pelos professores de Educação Física nas escolas, desde sua própria qualificação na área de lutas, local adequado para suas práticas, como também a resistência dos alunos e alguns pais sobre as práticas de lutas. Diante disso pudemos notar que se faz necessário que as aulas de lutas sejam aplicadasde forma correta, ressaltando sua importância e o verdadeiro significado do lutar.pt_BR
dc.publisher.campusTocantinópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
dc.publisher.localTocantinópolispt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Flávio Serra - TCC Educação Física.pdf869.41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.