Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2267
Authors: Santos, Eudivan da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Felix, João Batista de Jesus
Title: Relações raciais no ambiente escolar: um estudo de caso autobiográfico em uma escola no norte do Tocantins.
Keywords: Relações Raciais;Ambiente escolar;Racismo;PIBID;Race Relations;School environment;Racism;PIBID
Issue Date: 18-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Santos, Eudivan da Silva. Relações raciais no ambiente escolar: um estudo de caso autobiográfico em uma escola no norte do Tocantins. 2020. 47 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Ciências Sociais - Campus Universitário de Tocantinópolis TO.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar as relações raciais no ambiente escolar, especificamente no Centro de Ensino Médio Deputado Darcy Marinho, localizado no município de Tocantinópolis. Buscamos refletir sobre as mudanças que ocorreram nesta escola no período entre os anos de 2005, ano em que concluí o ensino médio, a 2015, ano em que retornei à escola como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Para que este trabalho pudesse ser realizado, utilizamos da minha própria experiência, com base num estudo de caso de caráter (auto) biográfico, primeiramente, enquanto aluno negro e pobre desta instituição, e posteriormente, retornando à mesma como estudante do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Tocantins, bolsista do PIBID. Ao retornar à escola pudemos observar que houve mudanças significativas na forma como a escola passou a trabalhar a questão racial com os alunos, e na forma de pensar, tanto por parte dos alunos, quanto da comunidade em geral.
Abstract: This paper aims to analyze race relations in the school environment, specifically at the Deputy Darcy Marinho High School, located in the municipality of Tocantinópolis. We seek to reflect on the changes that took place in this school in the period between the years 2005, the year in which I finished high school, to 2015, the year in which I returned to school as a fellow in the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID). In order for this work to be carried out, we used my own experience, first, as a black and poor student at this institution, and later, returning to it as a student in the Social Sciences course at the Federal University of Tocantins, with a PIBID scholarship. The results obtained from this work were very positive, since upon returning to school we could observe that there were significant changes in the way the school started to work on the racial issue with the students, and in the way of thinking, both by the students, and of the community at large.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2267
Appears in Collections:Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - EUDIVAN - PDF 2021.pdfEudivan - TCC.pdf802.42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.