Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2263
Autor(a): Sousa, Elvo Araújo
Orientador: Félix, João Batista de Jesus
Título: Sabotage, música e cinema: a arte que nasce diante do caos social.
Palavras-chave: Rap;Cinema;Sabotage;Rap;Cinema;Sabotage
Data do documento: 17-Dez-2020
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: Sousa, Elvo Araujo. Sabotage, música e cinema: a arte que nasce diante do caos social. 2020. 62 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Ciências Sociais - Campus Universitário de Tocantinópolis TO.
Resumo: Este trabalho discorre sobre a vida do rapper Sabotage, bem como sua trajetória no meio musical e no cinema em um contexto temporal da década de 1990, período no qual os rappers brasileiros não tinham muita visibilidade nas emissoras de televisão, pouco menos nas telas de cinema. O objetivo é analisar a vida de Sabotage a partir do documentário, dirigido por Ivan Vale Ferreira, da Produtora 13 produções (13p): “Sabotage: Maestro do Canão” (2015) e outras leituras complementares, a saber: Camargos (2018), Geertz (1981), Félix (2018) e Toni (2014). Tendo como relevância o fato de ser uma produção acadêmica inédita que retrata a vida pessoal e profissional de Sabotage, sua influência e importância como homem negro, sobretudo por apresentar uma perspectiva inovadora associando rap ao cinema. O método científico utilizado nesta pesquisa parte da perspectiva da Antropologia Audiovisual, onde se intenciona caminhar pela etnografia fílmica, ao qual entende o filme como um texto a ser interpretado e passível de reflexão para pesquisa.
Abstract: This work studies the life of rapper Sabotage, his career in the musical and cinema environment in 1990s, a period in which Brazilian rappers did not have much visibility on television, nor on cinema screens. The objective is to analyze the life of Sabotage starting from the documentary, directed by Ivan Vale Ferreira, from Produtora 13 productions (13p): “Sabotage: Maestro do Canão” (2015) and complementary readings, namely: Camargos (2018), Geertz (1981), Félix (2018) and Toni (2014). It is an unpublished academic production that portrays the personal and professional life of Sabotage, his influence and significance as a black man, especially for show an innovative perspective associating rap and cinema. The scientific method used in this research starts from the perspective of Audiovisual Anthropology, and it is seek to walk through film ethnography, which see the movie as a text to be interpreted and likely to reflection for research.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2263
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