Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2250
Autor(a): Costa, Geraldo Santos da
Orientador: Carvalho, Roberto Francisco de
Título: Participação na avaliação institucional da Universidade Federal do Tocantins: o campus de Miracema como ilustração
Palavras-chave: Política/gestão educacional; Educação superior; Avaliação institucional; Participação na UFT; Política educativa/gestión; Educación universitaria; Evaluación institucional; Participación en UFT
Data do documento: 27-Mar-2020
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citação: COSTA, Geraldo Santos da. Participação na avaliação institucional da Universidade Federal do Tocantins: o campus de Miracema como ilustração.2020. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2020.
Resumo: A presente dissertação tem por objeto de estudo a participação na avaliação institucional na UFT, com foco na participação da comunidade acadêmica em seu processo avaliativo. No desenvolvimento do estudo, indaga-se sobre qual perspectiva de participação na avaliação institucional vem sendo efetivada na UFT, entre 2004 e 2017, e, no campus de Miracema, entre 2004 e 2014, a partir do levantamento de dados institucionais sobre o processo formativo? O estudo objetiva, em geral, analisar a perspectiva de avaliação institucional que vem sendo efetivada na UFT, especificamente, a participação no processo avaliativo dos segmentos da comunidade universitária relacionados aos cursos de graduação em Pedagogia e Serviço Social do campus de Miracema. Em um primeiro momento, tornou-se necessária à investigação qualitativa de natureza teórico-prática, incluindo a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e, em um segundo momento, a pesquisa de campo. Relativo a pesquisa documental, o objeto de estudo foi investigado tomando por esteio, os relatórios de avaliação institucional produzidos pela Comissão Própria de Avaliação da UFT (CPA), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e a Lei 10.861/04, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. A investigação de natureza empírica ou pesquisa de campo, realizou-se no campus universitário de Miracema, abrangendo os sujeitos da comunidade universitária (alunos, professores e técnicos administrativos), por meio da entrevista como técnica de pesquisa. Os resultados do estudo revelaram que a avaliação institucional na UFT, situada no contexto da política/gestão da educação nacional, não difere da que é realizada no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. O processo de avaliação da UFT, neste sentido, embora propale, baseada no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, uma avaliação formativa – voltada para aumentar a qualidade e as capacidades de emancipação - tem realizado mais uma avaliação tendo por centralidade a regulação estratégico-gerencial evidenciando as funções de supervisão e fiscalização institucional. A comunidade universitária, tem demonstrado pouco interesse em participar do processo de avaliação institucional que tem sido pautado, em grande medida, pelos valores formativos contábeis buscando demonstrar os números reveladores do mérito acadêmico institucional.
Abstract: Esta disertación tiene como objetivo estudiar la participación en la evaluación institucional en UFT, centrándose en la participación de la comunidad académica en su proceso de evaluación. En el desarrollo del estudio, se pregunta qué perspectiva de participación en la evaluación institucional se llevó a cabo en la UFT, entre 2004 y 2017, y, en el campus de Miracema, entre 2004 y 2014, según la encuesta de datos institucionales sobre el proceso de capacitación? El estudio tiene como objetivo, en general, analizar la perspectiva de la evaluación institucional que se ha llevado a cabo en la UFT, específicamente, la participación en el proceso de evaluación de los segmentos de la comunidad universitaria relacionados con los cursos de pregrado en Pedagogía y Trabajo Social en el campus de Miracema. Al principio, se hizo necesario para la investigación cualitativa de naturaleza teórico-práctica, incluida la investigación bibliográfica, la investigación documental y, en un segundo momento, la investigación de campo. Con respecto a la investigación documental, el objeto de estudio se investigó con base en los informes de evaluación institucional producidos por la Comisión de Evaluación Propia (CPA) de la UFT, el Plan de Desarrollo Institucional (PDI) y la Ley 10.861 / 04, que instituyó el Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Superior. La investigación de naturaleza empírica o investigación de campo se llevó a cabo en el campus universitario de Miracema, cubriendo los temas de la comunidad universitaria (estudiantes, maestros y técnicos administrativos), a través de la entrevista como técnico de investigación. Los resultados del estudio revelaron que la evaluación institucional en UFT, ubicada en el contexto de la política / gestión educativa nacional, no difiere de la realizada bajo el Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Superior. El proceso de evaluación de la UFT, en este sentido, aunque propone, basado en el Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Superior, una evaluación formativa, dirigida a aumentar la calidad y la capacidad de emancipación, ha llevado a cabo otra evaluación con estrategias estratégicas. gestión destacando las funciones de supervisión e inspección institucional. La comunidad universitaria ha mostrado poco interés en participar en el proceso de evaluación institucional, que se ha guiado, en gran medida, por los valores formativos contables que buscan demostrar los números que revelan el mérito académico institucional.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2250
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Geraldo Santos da Costa - Dissertação.pdf4.33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.