Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/2225
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Capuchinho, Adriana Carvalho | - |
dc.contributor.author | Alencar, Lidiane das Graças Bernardo | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-19T16:54:18Z | - |
dc.date.available | 2021-01-19T16:54:18Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-31 | - |
dc.identifier.citation | ALENCAR, Lidiane das Graças Bernardo. A sala de aula de línguas estrangeiras em cursos técnicos a distância como um sistema adaptativo complexo: contribuições e limitações.2017.160f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11612/2225 | - |
dc.description.abstract | This research aims to analyze the foreign language classes in a technical course, taught using the virtual learning environment (VLE) Moodle, from the perspective of the complex thinking, in order to verify what are the contributions and the limitations of this teaching, considering the development of the multiliteracies. We have considered that online foreign language classrooms are complex adaptive systems and the question that guided the research was: What are the contributions and the limitations for the foreign languages teaching in technical courses in distance learning considering the development of the multiliteracies? What drove this research was my experience and concerns raised when I was a distance tutor of three disciplines in two different institutions; the need to assist distance teachers and tutors in preparing and teaching online language classes; and also my interest about the Complexity Theory from carried out studies (MORIN, 2005; LARSEN-FREEMAN, 1997; ELLIS et al, 2009). The research was carried out in the post-secondary technical course in “Secretariado”, linked to the “Rede e-Tec”, offered in the distance education modality by an educational institution in Palmas-TO. The data were collected from an English language and a Spanish language disciplines in this course. Thus, the study constituted a qualitative research, in a descriptiveinterpretative way, using as data source the guiding and/or regulatory documents of the high school technical and professional education, the virtual classes and the interviews with the teachers and the tutors of the disciplines. The analysis was done in a descriptive way, analyzing and interpreting the data qualitatively. The results show that in spite of the importance and the facilities of distance learning in terms of flexibility of time and space for study, there are still problems regarding the use of technologies, both regarding technical knowledge and the use of what is already available to make a VLE an interactive and collaborative environment for multiliteracies development. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de línguas estrangeiras; Cursos técnicos; Educação a Distância; Multiletramentos; Teoria da Complexidade; Teaching of foreign languages; Technical courses; Distance Education; Multiliteracies; Theory of Complexity | pt_BR |
dc.title | A sala de aula de línguas estrangeiras em cursos técnicos a distância como um sistema adaptativo complexo: contribuições e limitações | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa busca analisar as aulas de línguas estrangeiras (LEs) em um curso técnico, ministradas por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle, a partir da perspectiva do pensamento complexo, a fim de verificar quais são as contribuições e as limitações desse ensino, considerando-se o desenvolvimento dos multiletramentos. Partimos do pressuposto de que as salas de aula on-line de línguas estrangeiras são sistemas adaptativos complexos e a questão que norteou a pesquisa foi: Quais são as contribuições e as limitações do ensino de LEs em cursos técnicos na modalidade a distância, considerando-se o desenvolvimento dos multiletramentos? O que impulsionou essa pesquisa foi minha experiência e inquietações suscitadas ao ter sido tutora a distância de três disciplinas em duas instituições diferentes; a necessidade de auxiliar os professores e os tutores a distância ao preparar e ministrar as aulas de línguas estrangeiras nesta modalidade; e, também, meu interesse sobre a Teoria da Complexidade a partir de estudos realizados (MORIN, 2005; LARSENFREEMAN, 1997; ELLIS et al, 2009). A pesquisa foi realizada no curso Técnico em Secretariado subsequente ao ensino médio, vinculado à Rede e-Tec, oferecido na modalidade a distância por uma instituição de ensino em Palmas-TO. Os dados foram coletados a partir de uma disciplina de língua inglesa e outra de língua espanhola realizadas nesse curso. Assim, o estudo constituiu-se uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo-interpretativista, utilizandose como fonte de dados os documentos orientadores e/ou regulamentadores da Educação Profissional Técnica de nível médio, as aulas virtuais e as entrevistas com os professores e os tutores das disciplinas. A análise foi feita de forma descritiva, analisando e interpretando os dados qualitativamente. Os resultados revelam que apesar da importância e das facilidades do ensino a distância quanto à flexibilidade de tempo e espaço para estudo, ainda há problemas quanto ao uso das tecnologias, tanto relativo ao conhecimento técnico, quanto ao aproveitamento do que já está disponibilizado para tornar um AVA um ambiente interativo e colaborativo a fim de que haja o desenvolvimento dos multiletramentos. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Lidiane das Graças Bernardo Alencar - Dissertação.pdf | 5.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.