Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2205
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Wellington Amarante-
dc.contributor.authorLeite, Mayara Alves-
dc.date.accessioned2020-11-24T11:17:41Z-
dc.date.available2020-11-24T11:17:41Z-
dc.date.issued2020-04-06-
dc.identifier.citationLEITE, Mayara Alves. Aprendizagem histórica e história local: uma experiência com alunos do 8º ano sobre o ensino da História de Parauapebas-PA. 2020.147f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Araguaína, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/2205-
dc.description.abstractThe present study aimed to investigate how students' historical learning occurs from the use of local history. We present some reflections regarding the prescription of teaching local history in educational curricula at national, state and municipal levels. The research is of a qualitative nature. The methodology used is oral history. This research method was chosen with the intention of understanding and reflecting on the existing narratives around its emergence. We hypothesized that teaching local history can be an important tool for the development of students' historical learning, because by reflecting on the present, past and future, they will be able to think of its importance as a historical subject, understanding themselves with a substantial part for the construction community and the strengthening of its local identity, and perceiving itself as a transforming agent for its group. To respond to the suggested hypothesis, stages were organized with different interventions: questionnaires with open questions related to the teaching of history and local history, analysis of poems about the municipality, text on local history, workshop with interview techniques and interviews with two people who reside in Parauapebas from the period prior to emancipation to the present day. As a pedagogical didactic product, we developed a flexible planning proposal, with guidelines on the methodologies used in our research that proved to be effective, to be applied by teachers according to their reality.pt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectEnsino de História; História local; Parauapebas; Aprendizagem histórica; History teaching; Local history; Parauapebas; Historical learningpt_BR
dc.titleAprendizagem histórica e história local: uma experiência com alunos do 8º ano sobre o ensino da História de Parauapebas-PApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetivou investigar como ocorre a aprendizagem histórica dos estudantes a partir da utilização da História local. Apresentamos algumas reflexões em relação a prescrição do ensino da história local nos currículos educacionais nos níveis nacional, estadual e municipal. A pesquisa é de cunho qualitativo. A metodologia utilizada é a história oral. Esse método de pesquisa foi escolhido com intenção de compreender e refletir sobre as narrativas existentes em torno de seu surgimento. Tivemos como hipótese que o ensino da história local pode ser uma ferramenta importante para o desenvolvimento do aprendizado histórico dos discentes, pois ao refletir articulando presente, passado e futuro, eles conseguirão pensar sua importância enquanto sujeito histórico, compreendendo-se com parte substancial para a construção social de sua comunidade e o fortalecimento de sua identidade local, e se percebendo enquanto agente transformador de seu grupo. Para responder à hipótese sugerida foram organizadas etapas com intervenções distintas: questionários com perguntas abertas relacionadas ao ensino de História e história local, análise de poemas sobre o município, texto sobre história local, oficina com técnicas de entrevista e entrevistas com duas pessoas que residem em Parauapebas desde período anterior à emancipação até os dias atuais. Como produto didático pedagógico elaboramos uma proposta de planejamento flexível, com orientações sobre as metodologias utilizadas em nossa pesquisa que se mostraram eficazes, para serem aplicadas pelos docentes de acordo com sua realidade.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mayara Alves Leite - Dissertação.pdf2.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.