Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2124
Autor(a): Celedonio, Warlen Barbosa
Orientador: Soares, Sebastião Silva
Título: Memórias e trajetórias de uma professora: entrelaçando experiências e vivências no município de Paranã-TO
Palavras-chave: História de vida;Professora;Trajetórias formativas;Desenvolvimento educacional
Data do documento: 24-Ago-2020
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: CELEDONIO, Warlen Barbosa. Memórias e trajetórias de uma professora: entrelaçando experiências e vivências no município de Paranã-TO. 72 f. Monografia (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Artes Visuais e Música, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2020.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo compreender como a história de vida da professora Floracy é articulada com o desenvolvimento educacional do município de Paranã –TO. Para tanto, seguiu-se os seguintes objetivos específicos: contextualização do município de Paranã – TO; traçar uma (auto)biografia sobre a professora nos âmbitos: pessoal, familiar e profissional; analisar os significados que a professora atribui sobre sua participação na história do sistema educacional do município; analisar a história de vida e profissional da professora, bem como a sua contribuição no desenvolvimento educacional do município de Paranã – TO. O trabalho foi baseado no ponto de vista da história de vida de cunho (auto)biográfico, com base nas ideias de Bosi (1994), Moita (2007), Huberman (2007), Fontoura (2007), Nóvoa (2007), Santos (2004), Saviani (2009), Soares (2019), dentre outros autores. Para isso, adotou-se no percurso metodológico do trabalho, a pesquisa de natureza qualitativa, por meio da técnica da análise documental, da pesquisa bibliográfica e da entrevista narrativa com a professora pesquisada. Pelos dados produzidos, foi possível analisar que a história de vida da professora é articulada com o desenvolvimento do município pesquisado, a partir do seu engajamento social e político em defesa do ensino público na região, seja no cargo de professora, seja na sua função de gestora municipal. Desse modo, no exercício de reviver e registrar a história de vida da professora, a intenção do trabalho não foi traçar uma linha do tempo com todos os elementos do seu itinerário de vida e profissional, mas estabelecer novos significados sobre a vida da colaboradora, consequentemente, sua trajetória como docente no contexto da educação básica.
Abstract: The present work aimed to understand how the life story of Professor Floracy is articulated with the educational development of the municipality of Paranã - TO. To this end, the following specific objectives were followed: contextualization of the municipality of Paranã - TO; trace a (auto) biography about the teacher in the following areas: personal, family and professional; analyze the meanings that the teacher attributes to her participation in the history of the municipality's educational system; to analyze the teacher's life and professional history, as well as her contribution to the educational development of the municipality of Paranã - TO. The study was based on the perspective of a (auto) biographical life story, based on the ideas of Bosi (1994), Moita (2007), Huberman (2007), Fontoura (2007), Nóvoa (2007), Santos (2004) ), Saviani (2009), Soares (2019), among other authors. For this, qualitative research was adopted in the methodological path of the work, through the technique of document analysis, bibliographic research and narrative interview with the researched teacher. Based on the data produced, it was possible to analyze that the teacher's life story is articulated with the development of the researched municipality, based on her social and political engagement in defense of public education in the region, whether in the position of teacher, or in her role as municipal manager. Thus, in the exercise of reliving and recording the teacher's life story, the intention of the work was not to draw a timeline with all the elements of her life and professional itinerary, but to establish new meanings about the collaborator's life, consequently, his trajectory as a teacher in the context of basic education.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2124
Aparece nas coleções:Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Monografia - Warlen Barbosa Celedonio.pdf1.36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.