Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2112
Autor(a): Silva, André Brasil da
Orientador: Silva, Cleube Alves da
Título: Pesquisa e ensino de história local: vivência de ensino e aprendizagem na escola Unidade Integrada Enoc Vieira em Barra do Corda - MA
Palavras-chave: Ensino de História; Aprendizagem histórica; Pesquisa Histórica; Saberes e práticas no espaço escolar; Teaching Local History; Historical learning; Historical Research; Knowledge and practices in the school space
Data do documento: 15-Jun-2020
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistória
Citação: SILVA, André Brasil da. Pesquisa e ensino de história local: vivência de ensino e aprendizagem na escola Unidade Integrada Enoc Vieira em Barra do Corda - MA . 2020.142f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Araguaína, 2020.
Resumo: Esta pesquisatrata da incorporação dapesquisa histórica como estratégia didático-metodológicadeEnsino de História Local, utilizando o Conflito de Alto Alegre–revolta dos indígenas da etnia Tenetehara-Guajajaracontra os religiosos capuchinhos da missão catequética de São José da Providência em Barra do Corda–MA,em 1901–como conteúdo base do processo investigativo com os discentes da turma do7º ano A da escola municipal Unidade Integrada Enoc Vieira da cidade deBarra do Corda. Assim, o objetivo do trabalho é analisar as contribuições que apesquisa histórica comoestratégiade ensinode Históriapode oferecer ao processo de aprendizagem histórica dos estudantes. Alémdisso, buscamos refletir acerca da importância do conhecimento histórico escolar para o desenvolvimentodacidadaniae do pensamento crítico discente. A metodologia dessetrabalho, que se insere no âmbito qualitativo, está fundamentada nosprincípios da Pesquisa-ação, em conformidade com a perspectiva de Michel Thiollent (2007). Desse modo, buscamos fundamentaros estudantes na utilização de algumas técnicas e métodos da pesquisa histórica –de maneira adaptada à realidade da Educação Básica –, como a História Oral e a análise crítica de fontes históricas,para a construção do conhecimento histórico escolar (SCHMIDT; GARCIA, 2003) acerca do conteúdo do Conflito de Alto Alegre.Ao mobilizar os conceitos depesquisa histórica, ensino de História Local eaprendizagem histórica, a partir das discussões teóricas de algunsautores do campo do Ensino de História,como Schmidt(2003) eGarcia (2003), Caimi (2008), Saddi (2010), Rüsen (2011) e Cerri (2001), buscamos compreender os problemas práticos e os fenômenos históricos emergidos da realidade investigada junto aosestudantes da turma de 7º ano A da referida escola municipal em relação à temática desse trabalho.Através da observação crítica dos dadose do usodesses aportes teóricos e metodológicos, osresultadosidentificadosdão-nos segurança para concluirquea pesquisa histórica, como estratégia didático-metodológica de ensino de História local, possibilita o desenvolvimento daaprendizagem histórica dos estudantes.Como produto didáticodesta dissertação,produzimos uma Sequência Didática,disponibilizada em uma revista digital,na qualsugerimos um percursometodológicobaseado na incorporaçãoda pesquisa histórica como estratégia de ensino de Históriana Educação Básica.
Abstract: This research deals with the incorporation of historical research as a didactic-methodological strategy for Teaching Local History, using the Alto Alegre Conflict –revolt of the Tenetehara-Guajajaraindigenous people against Capuchin religious from the catechetical mission of São José da Providência in Barra do Corda–MA, in 1901 –as the basic content of the investigative process with the students of the 7th grade class of the municipal school Integrated Unit Enoc Vieira in the city of Barra do Corda. Thus, the objective of the work is to analyze the contributions that historical research as a strategy for teaching History can offer to the students' historical learning process. In addition, we seek to reflect on the importance of historical school knowledge for the development of citizenship and critical student thinking. The methodology of this work, which is inserted in the qualitative scope, is based on the principles of Action Research, in accordance with the perspective of Michel Thiollent (2007).Thus, we seek to base students on the use of some techniques and methods of historical research –in a way adapted to the reality of Basic Education –, like Oral History and critical analysis of historical sources,for the construction of historical school knowledge (SCHMIDT; GARCIA, 2003) about the content of the Alto Alegre Conflict. By mobilizing the concepts of historical research, teaching Local History and historical learning, based on the theoretical discussions of some authors in the field of History Teaching, such as Schmidt (2003) and Garcia (2003), Caimi (2008), Saddi (2010), Rüsen (2011) and Cerri (2001), we seek to understand the practical problems and historical phenomena that emerged from the reality investigated with the students of the 7th grade class of the aforementioned municipal school in relation to the theme of this work. Through the critical observation of the data and the use of these theoretical and methodological contributions, the results identified give us confidence to conclude that historical research, as a didactic-methodological strategy for teaching local history, enables the development of students' historical learning. As a didactic product of this dissertation, we produced a Didactic Sequence, available in a digital magazine, in which we suggest a methodological path based on the incorporation of historical research as a strategy for teaching History in Basic Education.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2112
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