Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2042
Authors: Santos, Joyce Duailibe Laignier Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor: Garcia, Leandro Guimarães
Title: Implantação e avaliação de programa de capacitação e acompanhamento em saúde mental na Atenção Básica
Keywords: Saúde mental;capacitação;atenção básica;acompanhamento em saúde;ensino em saúde
Issue Date: 17-Jun-2020
Citation: SANTOS, Joyce Duailibe Laignier Barbosa. Implantação e avaliação de programa de capacitação e acompanhamento em saúde mental na Atenção Básica. 2020. 110f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2020.
metadata.dc.description.resumo: Um dos entraves para o acompanhamento do paciente com sofrimento mental na atenção primária é o despreparo das equipes de saúde para questões pertinentes ao campo da saúde mental. Nesse sentido, é importante criar ações e estratégias que possibilitem a capacitação destes profissionais. O objetivo desse trabalho foi capacitar os profissionais dos serviços básicos de saúde, incentivando melhoria dos processos de trabalho no que se refere a demandas em saúde mental. O curso foi ofertado online pelo Núcleo Telessaúde do Estado do Tocantins, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins e a Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins. A metodologia de pesquisa utilizada foi baseada na abordagem quantitativa e caráter descritivo, com delineamento metodológico do tipo intervenção. Além de um questionário de avaliação geral do curso aplicado no início e no final do mesmo, também foram utilizados dois instrumentos para avaliação do impacto do mesmo na formação desses profissionais de saúde nas dimensões amplitude e profundidade. Houveram 222 inscritos no curso. Destes, 120 desistiram, 102 finalizaram o curso, e 53 responderam aos questionários. Os resultados indicaram que o curso de capacitação em saúde mental impactou positivamente na aquisição de conhecimentos e na atuação dos profissionais, principalmente na dimensão amplitude. No que se refere à dimensão profundidade, o impacto não foi global, mas influenciou em aspectos relacionados a atuação e desenvolvimento profissional, ao conhecimento prático, conhecimento técnico e trabalho em equipe, relacionamento interpessoal e comunicação. A discussão sobre os resultados possibilitou ainda a reflexão sobre as fragilidades e potencialidades dos serviços de saúde. Conclui-se que os cursos de capacitação podem se tornar uma estratégia com capacidade para novas reflexões sobre a prática profissional, incentivo a mudanças de atitude e transformação coletiva da realidade e do cotidiano.
Abstract: One of the obstacles to the monitoring of mentally ill patients in primary care is the unpreparedness of health teams for issues pertinent to the field of mental health. In this sense, it is important to create actions and strategies that enable the training of these professionals. The objective of this work was to train professionals in basic health services, encouraging improvements in work processes with regard to mental health demands. The course was offered online by the Telehealth Center of Tocantins State, in partnership with the Federal University of Tocantins and the State Health Department of Tocantins. The research methodology used was based on a quantitative and descriptive approach, with a methodological design of the intervention type. In addition to a general assessment quest for the course applied at the beginning and end of the course, two instruments were also used to assess its impact on the training of these health professionals in the dimensions of breadth and depth. There were 222 enrolled in the course. Of these, 120 dropped out, 102 completed the course, and 53 responded to the questionnaires. The results indicated that the training course in mental health had a positive impact on the acquisition of knowledge and the performance of professionals, especially in the dimension of breadth. And about the depth dimension, the impact wasn´t global, but it influenced aspects related to professional performance and development, to practical knowledge, technical knowledge and teamwork, interpersonal relationships and communication. The discussion about the results also made it possible to reflect on the weaknesses and potential of health services. It is concluded that the training courses can become a strategy with the capacity for new reflections on professional practice, encouraging changes in attitude and collective transformation of reality and daily life.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2042
Appears in Collections:Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde

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