Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1971
Autor(a): Aguiar, Márcio Alves de
Orientador: Serra, Juan Carlos Valdés
Título: Avaliação das curvas de desempenho em bancada dinamométrica de um motor ciclo diesel, turbocompressor, utilizando diesel e biodiesel (B-20), (B-50), (B-100) e analisar as emissões dos gases
Palavras-chave: Biocombustíveis; Curvas de Desempenho; Material Particulado; Biofuels; Performance Curves; Particulate Matter
Data do documento: 15-Ago-2016
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Agroenergia - PPGA
Citação: AGUIAR, Márcio Alves de. Avaliação das curvas de desempenho em bancada dinamométrica de um motor ciclo diesel, turbocompressor, utilizando diesel e biodiesel (B-20), (B-50), (B-100) e analisar as emissões dos gases. 2016.161f. Dissertação (Mestrado em Agroenergia) – Universidade Federal 84do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Agroenergia, Palmas, 2016.
Resumo: Este trabalho desenvolvido teve por objetivo avaliar o desempenho de um motor diesel instalado numa bancada dinamométrica, sendo utilizados para os ensaios o diesel S-10 e os biodieseis de soja nas proporções 20%, 50% e 100%, ainda sendo avaliados as emissões dos gases da queima destes combustíveis. Os resultados dos dados coletados relativos aos parâmetros de potência, torque, consumo de combustível, assim como dos gases quanto ao número de fumaça, fuligem e nível de poluição foram comparados entre combustíveis nos diversos níveis rotacionais, segundo a norma da ABNT ISO 1585. Observou-se que, com o uso de B-20, os resultados quanto ao torque e potência foram semelhantes ao diesel, porém com aumento do consumo de combustível. Já com o aumento das concentrações para B-50 e B-100, estes apresentaram, em ordem crescente, queda de desempenho com aumento do consumo de combustível. No entanto, o B-100 demonstrou ser o menor emissor de poluentes entre os combustíveis observados nos testes. Posto os resultados, pode-se formalizar conclusões de que o diesel apresentou melhor desempenho quanto aos parâmetros analisados, contudo o B-20 é uma opção em substituição ao diesel S-10, pois apresentou desempenho semelhante ao diesel com a vantagem de ser um combustível renovável e que tende a diminuir os impactos ambientais. Por outro lado, o B-100 embora tenha sido observado o menor desempenho entre os demais combustíveis, todavia por ser 100% renovável, suas baixas emissões de gases, melhoria da qualidade de vida, principalmente em grandes centros urbanos apresentando, portanto, combustível em potencial em substituição ao diesel para o uso em motores a diesel. Contudo, a associação com outras fontes de combustíveis renováveis e pequenas modificações nos motores podem contribuir para o melhor desempenho, ainda que mantenham baixas emissões de gases, apresentados como sugestões de trabalhos futuros.
Abstract: This work aimed to evaluate the performance of a diesel engine installed on a dynamometer bench, being used for testing the S-10 diesel and soy biodiesels in the proportions 20%, 50% and 100%, still being evaluated emissions gases from burning these fuels. The results of the data collected for the power parameters, torque, fuel consumption, as well as the gases in the number of smoke, soot and pollution levels were compared between fuels in different rotational levels, according to the standard of ISO 1585 observed It was found that with the use of B-20, the results regarding the torque and power were similar to diesel fuel, but with an increase of fuel consumption. Now the concentrations for B-50 and B-100, these had, in ascending order, performance drop with increased fuel consumption. However, B-100 demonstrated to be the lowest emitting pollutants from fuel observed in the tests. Post the results, one can formalize conclusions that the diesel showed better performance as the parameters analyzed, however the B-20 is an option to replace the diesel S-10, as presented similar to diesel performance with the advantage of being a fuel renewable and that tends to reduce the environmental impacts. On the other hand, the B-100 although it was observed the lowest performance among other fuels, but to be 100% renewable, its low greenhouse gas emissions, improving the quality of life, especially in large urban centers and, thus, fuel potential to replace diesel for use in diesel engines. However, the association with other sources of renewable fuels and minor modifications to the engine can contribute to better performance, yet maintain low emissions of gases, presented as suggestions for further work.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1971
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