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Autor(a): Jesus, Layane Mota de Souza de
Orientador: Rosa, Carlos Mendes
Título: Depressão juvenil através do olhar dos professores da rede pública
Palavras-chave: depressão;adolescência;educação;docência;contemporaneidade
Data do documento: 2018
Citação: JESUS, Layane Mota de Souza de. Depressão juvenil através do olhar dos professores da rede pública. 2018. 112f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2018.
Resumo: A depressão é um grave problema de saúde pública, acarretando alterações em todas as dimensões do indivíduo, e com incidência crescente na fase juvenil. Além disso, é marcada por mudanças e transformações físicas e emocionais intensas, próprias dos adolescentes que, se não diagnosticada e tratada adequadamente, evolui de forma grave e perniciosa. A escola, onde os adolescentes passam a maior parte do seu dia, talvez seja o lugar mais indicado para essa averiguação, pois é onde se solidificam as relações pessoais, afetivas e sociais. Com uma cultura humana e sistematizada, os professores em um relacionamento harmonioso com seus alunos, possuem da possibilidade de identificar a depressão no ambiente escolar. A presente dissertação tem como objetivo investigar como os docentes do ensino médio da rede pública de educação identificam os sintomas depressivos dos seus alunos e a maneira que estes conduzem tais situações. Trata-se de um estudo de cunho fenomenológico e de abordagem qualitativa. Foi realizado na cidade de Imperatriz, Maranhão, tendo como participantes da pesquisa, professores da rede pública e básica de ensino, que lecionem para os adolescentes na faixa etária dos 10 aos 19 anos. Conforme recomendações da resolução 466/2012, o presente estudo foi submetido ao comitê de ética da Plataforma Brasil, sendo aprovado com número de parecer: 2.121.648. Identificamos que apesar na limitação teórica acerca do tema, os professores sabem reconhecer a sintomatologia sugestiva de depressão no ambiente escolar, todavia, se perdem pela maneira que conduzem tais situações. Os alunos, manifestam-se principalmente através do isolamento, tristeza, rompimento das relações afetivas e sociais e significativa queda do rendimento escolar. Professores, treinados e capacitados adequadamente, podem ser instrumentos de intervenção e promoção da saúde, favorecendo assim, a redução dos índices de depressão na adolescência e na valorização da dimensão biopsicossocial.
Abstract: Depression is a serious public health problem, causing changes in all dimensions of the individual, and with increasing incidence in the juvenile phase. In addition, is marked by changes and physical transformations and intense emotional, typical of the adolescents who, if not diagnosed and treated properly, it evolves in a serious and pernicious way. The school, where adolescents spend most of their day, may be the most appropriate place for this inquiry, because it is where personal, affective and social relationships solidify. With a human and systematized culture, teachers in a harmonious relationship with their students have the possibility of identifying depression in the school environment. The present dissertation aims to investigate how high school teachers in the public education network identify the depressive symptoms of their students and the way they conduct such situations. It is a study of a phenomenological and qualitative approach. The study was conducted in the city of Imperatriz, Maranhão, having as participants of the research, teachers from public network and basic education, who teach to adolescents between 10 and 19 years of age. According to recommendations of the resolution 466/2012, the present study was submitted to the ethics committee from the Plataforma Brasil, being approved with opinion number: 2,121,648. It was identified that despite of the theoretical limitation on the subject, teachers know how to recognize the symptomatology suggestive of depression in the school environment, however, they lose themselves by the way they lead such situations. Students manifest themselves mainly through isolation, sadness, disruption of affective and social relationships and significant decrease in school performance.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1949
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