Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/193
Authors: Araújo, Valmir Teixeira de
metadata.dc.contributor.advisor: Pedroso Neto, Antônio José
Title: Enquadramentos do governo Dilma na mídia impressa brasileira
Keywords: Mídia brasileira;Enquadramentos;Governo Dilma;Política
Issue Date: 29-May-2014
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR
Citation: ARAÚJO, Valmir Teixeira de. Enquadramentos do governo Dilma na mídia impressa brasileira. 2014. 116f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Palmas, 2014.
metadata.dc.description.resumo: A partir de uma compreensão sobre o conceito e o papel do jornalismo e sua relação com os poderes instituídos pelo Estado (como Judiciário, Legislativo e Executivo) e também pelos poderes econômicos (instituições financeiras, empresas e etc.) e dos dados da pesquisa quali-quantitativa – por meio das teorias metodológicas do conteúdo e do enquadramento – foi elaborada uma pesquisa descritiva e discursiva, a partir das manchetes publicadas sobre o Governo Dilma Rousseff nos principais jornais impressos - Folha de S. Paulo, o Estado de S. Paulo e O Globo - durante todo o ano de 2011. O objetivo é verificar e identificar os enquadramentos (positivos, negativos ou neutros) dos conteúdos produzidos por esses jornais, com a finalidade de mensurar um possível posicionamento dos grandes veículos de comunicação impressa, em relação ao primeiro ano da gestão da presidente. Na análise, foi possível desenvolver uma discussão comparativa, entre as manchetes publicadas nos jornais, identificando uma predominância de enquadramentos negativos sobre o Governo Dilma na mídia impressa brasileira
Abstract: From an understanding of the concept and role of journalism and its relationship with the powers established by the State (such as the judiciary, legislative and executive) and also by the economic powers (financial institutions, businesses, etc.) And research data quali-quantitative - through methodological theories of content and framing - drew up a descriptive and discursive research, from headlines published on Rousseff Management in major newspapers - Folha de S. Paulo , the Estado de S. Paulo and O globe - throughout the year 2011 the goal is to verify and identify the ( positive, negative or neutral ) frameworks of content produced by these newspapers , with the purpose of measuring a possible placement of large vehicles printed communication, compared to the first year of management president. In the analysis, it was possible to develop a comparative discussion between the headlines published in newspapers, identifying a predominance of negative frameworks regarding Dilma Management in brazilian media.
URI: http://hdl.handle.net/11612/193
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