Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1914
Authors: Bittencourt, Felipe Tozzi
metadata.dc.contributor.advisor: Zukowski Junior, Joel Carlos
Title: Simulação computacional de minigeração distribuída de energia elétrica biodiesel/diesel/solar conectados a rede elétrica para consumidores do grupo A: viabilidade de sistemas híbridos estudo de caso IFTO Campus Palmas
Keywords: Sistemas Híbridos; Biodiesel; Diesel e Solar Fotovoltaico; Hybrid Systems; Diesel and Solar Photovoltaic
Issue Date: 30-Jan-2018
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Agroenergia - PPGA
Citation: BITTENCOURT, Felipe Tozzi. Simulação computacional de minigeração distribuída de energia elétrica biodiesel/diesel/solar conectados a rede elétrica para consumidores do grupo A: viabilidade de sistemas híbridos estudo de caso IFTO Campus Palmas.2018.82f. Dissertação (Mestrado em Agroenergia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Agroenergia, Palmas, 2018.
metadata.dc.description.resumo: Com a escassez dos combustíveis fósseis e com o aquecimento global, a utilização de formas alternativas de se gerar energia como os biocombustíveis e a energia solar vem a cada dia ganhando força e mercado no ramo energético. Nesse trabalho se propôs a uma forma alternativa de se gerar energia elétrica, que é a geração distribuída de forma híbrida, onde utilizaria biocombustíveis no horário de ponta ao invés do diesel e solar fotovoltaica de dia conectada na rede de distribuição. Outros cenários também foram simulados e demonstrados na dissertação. Todas as simulações dos cenários utilizaram o software de viabilidade HOMER, que encontra o ponto ótimo para cada simulação. Os resultados demonstram que o menor custo da energia para um horizonte de 25 anos é o sistema híbrido Biodiesel/Solar/Rede com o valor do kWh de R$ 0,525 contra R$ 0,931 da rede de energia da tarifa verde. A melhor Taxa Interna de Retorno foi o da configuração Biodiesel/Rede para a tarifa verde com a taxa de 246,30%, pois, o investimento inicial é baixo e o custo no horário de ponta é elevado. Sistemas Híbridos de geração de energia já é uma realidade e os resultados demonstram todo o seu potencial de crescimento.
Abstract: With the shortage of fossil fuels and global warming, the use of alternative ways to generate energy such as biofuels and solar energy is gaining momentum and market in the energy sector. In this work, we proposed a new way of generating electricity, which is the generation distributed in a hybrid way, where it would use biofuels at peak times instead of the diesel and photovoltaic solar of day connected in the distribution network, other scenarios were also simulated and demonstrated in the dissertation. All the simulations of the scenarios used the HOMER feasibility software, which finds the optimal point for each simulation. The results show that the lowest energy cost for a 25 year horizon is the hybrid Biodiesel / Solar / Grid system with kWh value of R $ 0.525 versus R $ 0.931 of the green tariff energy network. The Best Internal Rate of Return was the Biodiesel / Network configuration for the green tariff with the rate of 246.30%, since the initial investment is low and the cost at peak hours is high. Hybrid systems of energy generation is already a reality and the results demonstrate their full potential for growth.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1914
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