Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1898
Authors: Lano, Marciel Barcelos
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Wagner dos
Title: Usos da avaliação indiciária na educação física com a educação infantil
Keywords: Avaliação para aprendizagem; Educação infantil; Educação física; Assessment for learning; Primary school; Physical Education
Issue Date: 18-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Educação Física
Citation: LANO, Marciel Barcelos. Usos da avaliação indiciária na educação física com a educação infantil. 2019.148f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Vitória, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Possui como objetivo mobilizar uma prática avaliativa fundamentada na avaliação indiciária na educação infantil a partir do trabalho com a educação física. Para isso, resgatou os conceitos que fundamentam a avaliação indiciária nos últimos 14 anos de sua produção, evidenciando a maneira como a teoria foi se constituindo na empiria. Nesse percurso destacou-se uma das lacunas identificadas em sua produção que é sua experimentação no cotidiano da educação infantil. Dessa forma, a tese se estrutura em quatro capítulos que possuem introdução; método; desenvolvimento; considerações finais próprias. Assim, os dois primeiros capítulos assumem como fonte um mapeamento realizado em bases de dados sobre a produção do conhecimento internacional sobre avaliação para aprendizagem na educação infantil. Tem como periodização 1996-2016. O primeiro capítulo, que faz uma revisão sistemática, analisa como o campo científico internacional tem discutido a avaliação para aprendizagens na educação infantil. O segundo capítulo, que assume o método das análises de redes sociais, explora como a comunidade científica internacional tem discutido a avaliação para aprendizagem na educação infantil, focalizando a natureza das discussões e as redes colaborativas entre pesquisadores. O terceiro capítulo, que faz uma etnografia, analisa as práticas e os sentidos atribuídos, pelos docentes de uma Unidade Municipal de Educação Infantil em Vila Velha/ES, sobre avaliação para aprendizagem. O capítulo mobilizou vinte e quatro professores e 1 coordenadora, assumindo como fontes um questionário semiestruturado, o diário de campo e registros fotográficos. O quarto capítulo, realizado por meio de uma pesquisa-ação, apresenta possibilidades de práticas fundamentadas na concepção da avaliação indiciária no cotidiano da educação infantil construídas com o professor com formação em educação física e com as crianças. Mobilizou 17 crianças e um professor, assumindo como fontes as narrativas de ambos. A tese evidenciou as concepções avaliativas em circulação no cenário internacional e como pesquisadores tem estabelecidos redes de cooperação entre a Universidade e a educação básica com o intuito de testar as teorias em evidencia no contexto da educação infantil. Também apresenta as potencialidades do trabalho realizado em uma Umei e como as concepções avaliativas impactam em sua compreensão como indícios das aprendizagens das crianças. A tese também apresenta 3 possibilidades de práticas avaliativas na educação infantil fundamentadas na avaliação indiciária, duas de caráter formativo e uma de caráter somativo, que, ao serem produzidas assumiram a específicidade das crianças como ação preponderando para a sua invenção no cotidiano escolar.
Abstract: Its objective is to mobilize with an evaluative practice based on the indicative evaluation in early childhood education from the work with physical education. To this end, it rescued the concepts that underlie the evidence evaluation over the last 14 years of its production, highlighting the way the theory was constituted in empiricism. In this way, one of the gaps identified in his production was highlighted, which is his experimentation in the daily life of early childhood education. Thus, the thesis is structured in four chapters that have introduction; method; development; own final remarks. Thus, the first two chapters take as their source a mapping carried out in databases on the production of international knowledge on assessment for learning in early childhood education. It has as periodization 1996-2016. The first chapter, which reviews systematically, looks at how the international scientific field has discussed assessment for early childhood learning. The second chapter, which takes the social network analysis method, explores how the international scientific community has discussed assessment for learning in early childhood education, focusing on the nature of discussions and collaborative networks between researchers. The third chapter, which makes an ethnography, examines the practices and meanings attributed by teachers of a Municipal Early Childhood Education School in Vila Velha/ES, about assessment for learning. The chapter mobilized 24 teachers and 1 coordinator, taking as sources a semi-structured questionnaire, field diary and photographic records. The fourth chapter, carried out through an action research, presents possibilities of practices based on the conception of the daily evaluation of early childhood education built with the teacher with training in physical education and with the children. It mobilized 17 children and one teacher, taking their narratives as sources. The thesis highlighted the evaluative conceptions in circulation in the international scenario and how researchers have established networks of cooperation between the University and basic education in order to test the theories in evidence in the context of early childhood education. It also presents the potential of the work carried out in a Umei and how the evaluative conceptions impact on their understanding as evidence of children's learning. The thesis also presents three possibilities of evaluative practices in early childhood education based on the evaluation, two of formative character and one of summative character, which, when produced, assumed the specificity of children as an action preponderant to their invention in daily school
URI: http://hdl.handle.net/11612/1898
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