Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1882
Authors: Silva, Marineis Ribeiro da
metadata.dc.contributor.advisor: Sousa, Kleber Abreu
Title: Empowerment: um estudo sobre a aplicação da ferramenta em uma empresa no norte do Tocantins
Keywords: Empowerment;Poder;Equipe;Power;Team
Issue Date: 9-Mar-2020
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA, Marineis Ribeiro da. Empowerment: um estudo sobre a aplicação da ferramenta em uma empresa no norte do Tocantins. 2016. 20 f. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.
metadata.dc.description.resumo: Com as exigências do mercado competitivo as empresas precisam adaptar-se a mudanças, buscando desenvolver novas habilidades e inovar em seus processos administrativos. E neste contexto entra o conceito de empowerment, uma abordagem metodológica de trabalho que objetiva a delegação de poder, autonomia e participação efetiva dos funcionários na administração das organizações. Este artigo retrata a aplicabilidade dessa abordagem em uma empresa de serviços no município de Araguaína-TO. Como procedimento metodológico, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Os resultados da pesquisa apontam que na empresa pesquisada os funcionários trabalham com mais liberdade ainda que sejam lhes impostos algumas limitações, como a de não ter autonomia para tomar decisões sozinhos sem antes consultar o gestor, restrições que existem pelo fato da empresa pesquisada ser uma franquia. A organização em estudo foca na redução de custos, agilidade e eficiência no atendimento ao cliente e isso faz com que esteja à frente dos seus concorrentes. Como um dos resultados da pesquisa pôde-se perceber que a implementação desta ferramenta requer compromisso e responsabilidade da equipe como um todo, força de vontade, foco e treinamento das pessoas para que se obtenham melhores resultados.
Abstract: With the demands of the competitive market companies need to adapt to changes, seeking to develop new skills and innovate in their administrative processes. And in this context comes the concept of empowerment, a methodological approach to work which aims at empowerment, autonomy and effective participation of employees in the management of organizations. This article portrays the applicability of this approach in a service company in the city of Araguaína-TO. As methodological procedure, we used the literature and the case study. The survey results show that the company surveyed employees work with more freedom even if they tax them some limitations, such as not having the authority to make decisions alone without consulting the manager, restrictions that exist because of the surveyed company is a franchise . The organization under study focuses on cost reduction, agility and efficiency in customer service and this means it is ahead of its competitors. As one of the search results could be seen that the implementation of this tool requires commitment and responsibility of the team as a whole, will power, focus and training of people in order to obtain better results.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1882
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