Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1843
Autor(a): Assis, Claudemir Pedro Simão de
Orientador: Fudoli Júnior, Vanjosé Ursine
Título: Análise do comportamento do consumidor, previsão de demanda utilizando regressão linear.
Palavras-chave: Comportamento do Consumidor;Previsão de Demanda;Marketing;Datas Comemorativas;Consumer Behavior;Demand Forecasting;Marketing;Commemorative Dates
Data do documento: 4-Mar-2020
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: ASSIS, Claudemir Pedro Simão de. Análise do comportamento do consumidor, previsão de demanda utilizando regressão linear. 2016. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.
Resumo: O presente artigo apresenta através de pesquisa realizada nos anos de 2013, 2014 e 2015, o perfil socioeconômico dos consumidores do município de Araguaína-TO nas principais datas comemorativas, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais. O objetivo é realizar uma previsão de demanda para o ano de 2017 utilizando o método de regressão linear. O método escolhido foi à regressão linear utilizando a ferramenta EXCEL 2010, para tratamento dos dados levantados. A pesquisa foi realizada nos anos de 2013 a 2015, onde foram entrevistados 3604 consumidores. Como referencial teórico foi utilizado comportamento do consumidor, marketing direcionado, análise SWOT e previsão de demanda. Os dados foram organizados em tabelas que descrevem ano a ano o comportamento do consumidor nas principais datas comemorativas e através destes dados foi realizada uma previsão de demanda para o ano de 2017, o que é de extrema importância para as empresas poderem prever os seus estoques futuros e com isso traçar suas estratégias para satisfazer o consumidor. A regressão linear é um método de previsão de demanda que pode haver variações o que pode comprometer o resultado final. Verificou que a confiabilidade da previsão de demanda para o ano de 2017, encontrada neste trabalho está acima dos padrões aceitáveis pela literatura, podendo ter como principal fato o curto tempo de levantamento dos dados, que foram apenas de três anos. Portanto o trabalho é de extrema relevância, mas deve ser objeto de um estudo mais contínuo.
Abstract: This article about the research conducted in the years 2013, 2014 and 2015, the socioeconomic profile of the consumers of the municipality of Araguaína-TO in the main commemorative dates, Mother's Day, Valentine's Day and Father's Day. The objective is to perform a demand forecast for the year 2017 using a linear regression method. The method chosen for linear regression using an EXCEL 2010 tool, for handling the collected data. The survey was conducted in the years of 2013 to 2015, where 3604 consumers were interviewed. As theoretical reference was used consumer behavior, targeted marketing, SWOT analysis and demand forecasting. The data were organized into tables describing the year and consumer behavior on the major commemorative dates and the data were made a demand forecast for the year 2017, which is of the utmost importance for companies to be able to forecast their future inventories E With this to outline their strategies to satisfy the consumer.Linear regression is a method of forecasting demand that there may be variables that may compromise the end result. It was verified that a reliability of the forecast of demand for the year 2017, found in this work is above the standards acceptable in the literature, being able to have as main fact or short term of data collection, that only three years. Therefore, work of extreme relevance, but should be the subject of a more continuous study.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1843
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