Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1832
Authors: Guimarães, Lucivânia Maria
metadata.dc.contributor.advisor: Itoz, Clarete de
Title: Resultados do ENADE 2012: contribuições ao curso de logística da Universidade Federal do Tocantins.
Keywords: Sinaes;Avaliação de Curso;Resultado do Enade;Logística;Distribution Center;Quality;Strategies;Horticultural
Issue Date: 4-Mar-2020
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: GUIMARÃES, Lucivânia Maria. Resultados do ENADE 2012: contribuições ao curso de logística da Universidade Federal do Tocantins. 2017. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste estudo é produzir contribuições ao Curso de Logística da Universidade Federal do Tocantins (UFT) a partir do relatório de curso do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2012. O Exame é operacionalizado por meio do desempenho na prova pelos estudantes; percepção dos estudantes sobre a prova; e, resultados da análise do questionário do estudante. Esses resultados podem ser úteis para orientar as ações pedagógicas e administrativas do curso, uma vez que constituem importantes referências para o conhecimento da realidade institucional e para a permanente busca da melhoria da qualidade da graduação, aspectos que evidenciam o caráter integrativo inerente à avaliação. A pesquisa é qualitativa, descritiva, documental, com método dedutivo. Entre os resultados encontramos respostas dos estudantes, dizendo que “desconhecem o conteúdo” da prova do Enade, ou que, há ”forma diferente de abordagem do conteúdo”. Entre outras contribuições ao feitas, é necessário criar diagnóstico para se conhecer as causas específicas das dificuldades dos estudantes em relação a conteúdos de formação geral e específica; e, criar um instrumento para avaliar os conteúdos trabalhados nas disciplinas, uma vez que muitos estudantes alegam desconhecimento do conteúdo da prova do Enade.
Abstract: The this study is to produce contributions to the Logistics Course of the Federal University of Tocantins (UFT) from the course report of the National Student Performance Examination (Enade) 2012. The Examination is operationalized through the students' test performance; Students' perception of the test; And, student questionnaire analysis results. These results can be useful to guide the pedagogical and administrative actions of the course, since they are important references for the knowledge of the institutional reality and for the permanent search of the improvement of the graduation quality, aspects that evidence the integrative character inherent to the evaluation. The research is qualitative, descriptive, documentary, with deductive method. Among the results we find students' responses, saying that they "do not know the content" of the Enade test, or that there is "a different way of approaching content". Among other contributions made, it is necessary to create a diagnosis to know the specific causes of students' difficulties in relation to general and specific training content; And, to create an instrument to evaluate the contents worked in the disciplines, since many students claim ignorance of the content of the test of the Enade.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1832
Appears in Collections:Logística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCIVÂNIA MARIA GUIMARÃES - TCC - LOGÍSTICA.pdf770.55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.