Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/181
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Luiza Helena Oliveira dapt_BR
dc.contributor.authorMoraes, Carlos Wiennery da Rocha-
dc.date.accessioned2016-05-03T18:09:32Z-
dc.date.available2016-05-03T18:09:32Z-
dc.date.issued2013-05-27-
dc.identifier.citationMORAES, Carlos Wiennery da Rocha. Histórias de vida e formação: análise de relatos de professores licenciados em Matemática pela Ead/Unitins. 2013. 195f. Dissertação (Mestrado em Letras: ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras: ensino de Língua e Literatura, Araguaína, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/181-
dc.description.abstractStudies involving teachers formation have been privileged in education with a view to terminating the complex challenges that are presented in a context broad and heterogeneous as the country. This work cuts the universe of distance education in Tocantins and, in this way, addresses issues incipient by academic research. The research reported discussion about life stories and training in distance graduation of four teachers from the University of Tocantins. Thus, in discursive movement we ask: how teachers recently graduated from distance education by UNITINS mean this type of education in the discursive movement, outlined by reports of their life stories. Based on this question, our overall goal was to analyze the speeches of the formation of these subjects, their expectations regarding schooling, the meanings that attach along their lives to education and identities that build on these subjects training. We pointed out aspects that outline the training received, the difficulties encountered, the paths that travel through higher education and the expectations arising from the recently teachers formation. Guided by Discourse Analysis and the technique of life story, we bring the real emerges as an effect of discourse: that school is that they talk about and which correspond so many expectations of democratization of access to socially valued knowledge? We believe that the stories of individuals, despite their quirks, are crossed by a collective history. The results lead us to conclude that the stories are similar and suggest some regularities and for a story lived collectively. The research subjects have in common membership in the same social class, They share a bumpy trajectory of schooling Naturalizesitselfin the imaginationof these subjects, in principle, distance learningas the possibilitythatpresents them withmoreease of entryandthe short duration,becauseof their work. The education offered, however, not promises great advances in terms of gain for the quality of learning of the respondents. The model presents silent, vertical, instructional, surpassed only by the horizontality of exchange and dialogue among peers, produced without the knowledge of what was planned. Althoughthe speechof distance education in principle seeks to promote the democratization of access to knowledge, research shows that there is no way he wave necessarily attest to success in learning. There are gaps that need to receive more attention in order to more symmetric models of teaching and learning, guided by effective interaction and collaboration.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectFormação do professorpt_BR
dc.subjectHistória de vidapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.titleHistórias de vida e formação: análise de relatos de professores licenciados em Matemática pela Ead/Unitinspt_BR
dc.typeThesispt_BR
dc.description.resumoEstudos que envolvem a formação do professor têm sido privilegiados na educação tendo em vista a complexidade que encerra, os desafios que lhe são apresentados num contexto bastante amplo e heterogêneo como o do país. Este estudo recorta o universo da educação a distância no Tocantins e, nesse sentido, traz à discussão relatos das histórias de vida e formação de quatro professores licenciados à distância pela Universidade do Tocantins. Nesse sentido, questionamos: como os professores recém-formados pela EaD da UNITINS significam esta modalidade de ensino, no movimento discursivo, delineado através de relatos de suas histórias de vida. Com base nessa pergunta, nosso objetivo geral foi analisar os discursos sobre a formação desses sujeitos, suas expectativas diante da escolarização, os sentidos que atribuem ao longo de suas vidas à educação e as identidades que esses sujeitos constroem na formação. No movimento discursivo, pontuamos aspectos que delineiam a formação obtida, as dificuldades encontradas, os caminhos que percorreram até o ensino superior e as expectativas decorrentes da formação então recentemente concluída. Orientados pela Análise do Discurso e pela técnica da história de vida, trazemos o real que emerge como efeito dos discursos: que escola é essa de que se fala e a qual correspondem tantas expectativas de democratização de acesso aos saberes socialmente valorizados? Consideramos que as histórias dos sujeitos, a despeito das suas peculiaridades, são atravessadas por uma história coletiva. Os resultados obtidos nos levam a concluir que as histórias se assemelham e apontam para algumas regularidades e para uma história coletivamente vivida. Os pesquisados têm em comum o pertencimento à mesma classe social, compartilham uma trajetória de escolarização acidentada. Naturaliza-se no imaginário desses sujeitos, em princípio, o ensino a distância como a possibilidade que se lhes apresenta diante das facilidades de ingresso e do tempo diminuto, em razão do trabalho. A educação ofertada, contudo, não promete grandes avanços em termos de ganho para a qualidade da aprendizagem dos pesquisados. O modelo apresenta-se silencioso, verticalizado, instrucional, superado apenas pela horizontalidade da troca e do diálogo entre seus pares, produzido à revelia do que foi planejado. Embora o discurso do ensino a distância em princípio vise a favorecer a democratização do acesso ao conhecimento, a pesquisa evidencia que não há como atestar que ele acene necessariamente para o sucesso no aprendizado. Há lacunas que precisam receber mais atenção tendo em vista modelos mais simétricos de ensino aprendizagem, pautados pela interação efetiva e a colaboração.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carlos Wiennery da Rocha Moraes - Dissertação.pdf3.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.