Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1800
Autor(a): Terris, Paloma Aline
Orientador: Oliveira, Roberto Dalmo Varallo Lima de
Título: Divulgação de ciências para estudantes surdos a partir da elaboração de vídeos inclusivos
Palavras-chave: Ensino de Química;Surdez;Material Didático;Chemistry Teaching;Deafness;Teaching Materials
Data do documento: 2-Mar-2020
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: TERRIS, Paloma Aline. Divulgação de ciências para estudantes surdos a partir da elaboração de vídeos inclusivos. 2016. 87 f. Monografia (Graduação) - Curso de Química, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.
Resumo: A Lei 10.436 de 2002 reconhece a Língua de Sinais Brasileira (Libras) como uma língua oficial do país. A partir daí, assume-se responsabilidade pela inclusão escolar de alunos com surdez na educação básica em escolas regulares e com o direito a oportunidades de ensino iguais aos ouvintes. Neste contexto e dada a escassez de publicações de materiais didáticos bilíngues para surdos em eventos que discutem o Ensino de Química, criou-se o projeto Libras Com(s)Ciência, onde por meio de vídeos educativos são discutidas curiosidades sobre a química tendo a divulgação científica como um elemento de inclusão. Dessa forma, o presente trabalho relata o processo de elaboração e divulgação de quatro vídeos bilíngues que foram criados a partir de ferramentas simples de filmagem e edição. Todos os vídeos são do tipo informativos e não substituem a presença do professor em sala de aula, devendo este oportunizar o espaço para a discussão dos conteúdos pertinentes ao plano de ensino. Ademais, o material produzido foi divulgado em redes sociais com o intuito de alcançar maior número de público que tenha interesse nas temáticas inclusivas para pessoas com surdez, ensino de química e produção de materiais didáticos que possam subsidiar a prática docente no que se refere à inclusão. Ressaltamos que em duas semanas após ser publicado na página virtual vinculada ao projeto, o esquete (4) que aborda a química do ovo podre alcançou mais de 20 mil pessoas tendo acima de 5,3 mil visualizações e foi amplamente compartilhado pelo público internauta que acessa as redes sociais.
Abstract: The Law 10.436 of 2002 recognizes the Brazilian Sign Language (Libras) as an official language of the country, as well as Portuguese. Thereafter, it is assumed responsibility for school inclusion of students with hearing loss in basic education in regular schools and the right to equal educational opportunities to listeners. In this context and given the scarcity of bilingual teaching materials publications for deaf in events discussing the Chemistry Teaching, created the Libras Com(s)Ciência project, where through educational videos are discussed facts about chemistry with science communication as an element of inclusion. Thus, this paper describes the process of elaboration and disclosure of four bilingual videos that were created from simple shooting and editing tools. All the videos are the information types and do not replace the presence of the teacher in the classroom, this should create opportunities the space for the discussion of relevant contents to the education plan. In addition, the produced material was issued on virtual platforms such as Facebook and YouTube aiming to reach more public with an interest in inclusive themes of people with deafness, chemistry teaching and production didactic material and teaching practice subsidies whichregards the inclusion. We emphasize that in two weeks after being published in the virtual page linked to the project, the sketch (4) discusses the chemistry of rotten eggs reached more than 20 million people with over 5,3 views and was widely shared by the Internet audience that accesses social networks .
URI: http://hdl.handle.net/11612/1800
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