Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1799
Autor(a): Queiroz, Marcos Bejamim de
Orientador: Rambo, Magale Karine Diel
Título: Lugar de mulher é na ciência: o que dizem os estudantes do Colégio Estadual Engenheiro Benjamim José Almeida
Palavras-chave: Gênero;Ciência;Direitos humanos;Gender;Science;Human Rights
Data do documento: 2-Mar-2020
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: QUEIROZ, Marcos Bejamim de. Lugar de mulher é na ciência: o que dizem os estudantes do Colégio Estadual Engenheiro Benjamim José Almeida. 41 f. Monografia (Graduação) - Curso de Química, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2015.
Resumo: O presente trabalho procura associar educação em ciências a partir de uma perspectiva de Direitos Humanos, através de práticas que favorece o empoderamento do gênero feminino. Essa associação se deu através do projeto meninas e jovens fazendo ciências exatas que tinha por objetivo incentivar alunas do ensino médio a se interessarem por ciências exatas, visto que pesquisas apontavam uma diferença discrepante no número de mulheres nas áreas de ciências exatas em relação aos homens. Desta forma, o presente trabalho investigou as concepções que os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Benjamim José de Almeida possuem sobre a presença da mulher na ciência. Nossa leitura parte da compreensão da existência de um problema social - as assimetrias de poder que envolvem questões de gênero. Como objetivo de ação, buscou-se a desconstrução de conceitos pré-estabelecidos socialmente a partir de uma oficina pedagógica chamada “Lugar de mulher é na Ciência”. Podemos classificar a pesquisa como sendo um estudo de caso com abordagem qualitativa, visto que a obtenção de dados se deu forma descritiva mediante ao contato direto e interativo do pesquisador com o objeto de estudo. Dessa forma, o processo de investigação apontou a existência de falas de alunos tanto do sexo masculino quanto do feminino que mantinham as relações machistas, assim como existiam estudantes de ambos os sexos que subvertiam essas relações.
Abstract: This study aimed to associate science education from the perspective of Human Rights, through practices that favors the empowerment of females. This association made through the project “young girls doing exact science” that was to encourage high school students to take an interest in exact sciences, as research showed a disparate difference in the number of women in the area of exact sciences in relation to men. Therefore, this study aims to analyze the high school students' conceptions of research of the Colégio Estadual Benjamim José de Almeida about the presence of women in science. This research stems from the understanding of the existence of a social problem - the power asymmetries involving gender issues. As objective of action, sought to deconstruct pre-established concepts socially from an educational workshop called "woman's place is in Science". We can classify the research as qualitative, since obtaining data was descriptively by the direct and interactive contact between the researcher and the object of study. Thus, the process of research revealed that there are students speak both males and females that kept the macho relations, just as there are students of both sexes who subvert these relationships.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1799
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