Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1797
Autor(a): Moreira, Cleisiane Lopes
Orientador: Paiva, Joseilson Alves de
Título: Relato de caso: atividades docentes em processo multisseriado desenvolvido na zona rural do estado do Pará nos anos de 2015 e 2016
Palavras-chave: Ensino Básico;Ensino Multisseriado;Educação Rural;Basic Education;Multiseriate Process;Rural Education
Data do documento: 21-Fev-2020
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: MOREIRA, Cleisiane Lopes. Relato de caso: atividades docentes em processo multisseriado desenvolvido na zona rural do estado do Pará nos anos de 2015 e 2016. 2017. 38 f. Monografia (Graduação) - Curso de Química, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017.
Resumo: Este trabalho trata de um relato de caso onde descreve as atividades de docência em modalidade de ensino multisseriado, aplicado aos alunos da Zona Rural do Município de Novo Repartimento no estado do Pará. Tem como objetivo descrever como foi a realidade desta atividade educacional multisseriada e aplicada nas serieis de 1º ao 5º e 6º e 7º ano do ensino fundamental. O trabalho destaca as dificuldades e desafios enfrentados por professores e alunos. O ensino multisseriado desenvolvido traz para o aluno dificuldades de aprendizagem, pois o docente tem como responsabilidade ministrar aula para várias turmas na mesma sala, trabalhando com os diferentes níveis de aprendizagem. Os professores além de ministras aulas, assumem também a reponsabilidade pela, merenda escolar e limpeza da unidade. As estruturas das escolas são extremamente precárias. Houve a necessidade da própria comunidade com união e perseverança junto com a docente, fazerem mutirões para a construção de uma nova unidade escolar menos precária, e então assim poder suprir a lotação dos alunos e melhorar as condições de atendimento e consequentemente melhorar aulas e o processo de ensino. Embora existam muitos problemas neste processo de ensino, a comunidade atendida se esforça e mantê-la funcionando, pois é a única forma de ensino da região, demonstrando assim a fragilidade do ensino básico na Zona Rural do nosso País.
Abstract: This paper describes a case report about teaching activities of multiseriate program, applied to students of Rural Area in Municipality of Novo Repartimento on state of Pará. Has objetive to describe how is reality of educational activity multisseriado and applied in the series of 1st to 5th and 6th and 7th year of elementary school. The work describ at difficulties and challenges find by teachers and students. The multi-seriado teaching developed brings to student more learning difficulties, since the teacher has as responsibility to teach in class to various series in the same room, and has work with the different levels of learning. The Teachers has responsible in addition to their classes, for doing school meals and cleaning at unit. The school structure was extremely precarious, the union community together with the teacher, maked to efforts for construction of a new school, improving the conditions of teaching learning of the school, bringing students a better school structure tand beter attendance conditions, consequently improving classes and teaching. Although there are many problems in this teaching process, the assisted community strives to keep it going, because ther'nt existen olther form to education in this region, thus demonstrating the fragility of basic education in our Country's Rural Zone.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1797
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLEISIANE LOPES MOREIRA - TCC - QUÍMICA.pdf650.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.