Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1772
Autor(a): Moreira, Gabriel Costa
Orientador: Alves, Deive Barbosa
Título: O jabuti: uma proposta de atualização da tartaruga de Papert
Palavras-chave: Robótica educacional;Construcionismo;Ambiente de aprendizagem;Assimilação conceitual;Educational robotics;Constructionism;Learning environment;Conceptual assimilation
Data do documento: 20-Fev-2020
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: MOREIRA, Gabriel Costa. O jabuti: uma proposta de atualização da tartaruga de Papert. 2019. 80 f. Monografia (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019
Resumo: O ambiente de aprendizagem robótica educacional, baseado no construcionismo e filosofia Logo de Papert, está sendo a aposta atual de grande parte dos educadores para favorecer uma aprendizagem ativa e multidisciplinar para assimilação conceitual e depuração do processo mental em construções concretas ou mentais. Porém, esse ambiente está restrito a escolas com boa infraestrutura ou com profissionais sobressalentes da área. Nesse trabalho estou preocupado se é possível atualizar a tartaruga mecânica de Papert para ensinar conceitos formais de geometria plana? Com isso, o objetivo geral deste trabalho é apresentar um projeto robótico em desenvolvimento, chamado de Jabuti Geométrico, acessível as escolas brasileiras em geral, para o ensino de geometria. Trata-se de uma atualização da tartaruga de Papert, para superação de algumas limitações identificadas que dificultavam as construções e manipulações da máquina. A metodologia adotada fundamentou-se em estudo teórico e estudo de caso para descrever a construção do projeto robótico com um eixo a mais para movimentar a caneta. A análise e comparação do funcionamento do robô mostrou que as limitações foram superadas, além de obter flexibilidade em algumas construções geométricas. Porém deve-se continuar o aperfeiçoamento do projeto em algumas peças, pois, em decorrência de falhas mecânicas apresenta imprecisões que podem ser superadas com calibrações futuras. Embora apresente as mesmas propriedades da tartaruga de Papert muito bem fundamentada, e com vastas pesquisas de sua utilização no ensino, essa ferramenta necessita de um estudo de sua aplicação em sala de aula, para validar a eficiências das atualizações para assimilações conceituais no ensino e facilidade no controle e manipulação dos objetos geométricos.
Abstract: The robotic educational learning environment, based on the constructionism and philosophy of Papert's Logo, is currently the bet of most educators to favor active and multidisciplinary learning for conceptual assimilation and purification of the mental process into concrete or mental constructions. However, this environment is restricted to schools with good infrastructure or with spare professionals in the area. In this paper I am concerned if it is possible to upgrade Papert's mechanical turtle to teach formal concepts of flat geometry? Thus, the general objective of this paper is to present a robotic project under development, called Geometric Jabuti, accessible to Brazilian schools in general, for the teaching of geometry. This is an update of the Papert tortoise to overcome some identified limitations that made the construction and manipulation of the machine difficult. The methodology adopted was based on theoretical study and case study to describe the construction of the robotic project with one more axis to move the pen. The analysis and comparison of the robot's operation showed that the limitations were overcome, besides obtaining flexibility in some geometric constructions. However, the design improvement must be continued in some parts, because due to mechanical failures it presents inaccuracies that can be overcome with future calibrations. While presenting the same properties as the well-grounded Papert tortoise, and with extensive research on its use in teaching, this tool needs a study of its classroom application to validate the efficiencies of upgrades to conceptual assimilation in teaching and ease. in the control and manipulation of geometric objects.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1772
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