Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1741
Autor(a): Barbosa, Alexandra Rodrigues de Sousa
Orientador: Barros, Marcos José Pereira
Título: Um estudo dos conhecimentos que alunos ingressantes no curso de licenciatura em Matemática da UFT
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem de Fração;Educação Matemática;Significados de Fração;Características das quantidades;Fraction Teaching and Learning;Mathematics education;Meanings, Fraction;Rating Features
Data do documento: 19-Fev-2020
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: BARBOSA, Alexandra Rodrigues de Sousa. Um estudo dos conhecimentos que alunos ingressantes no curso de licenciatura em Matemática da UFT: Câmpus de Araguaína-TO mobilizam para solucionarem situações que envolvem o conceito de fração. 2019. 67 f. Monografia (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019.
Resumo: Apresentamos neste trabalho um estudo, que traz como base, resultados de pesquisas na área de Educação Matemática sobre ensino e aprendizagem do conceito de fração. Este conceito faz parte de inúmeras situações cotidianas, e tem se mostrado um conteúdo de difícil assimilação, tanto para os professores quanto para os alunos. A partir da observação das dificuldades enfrentadas por estudantes recém inseridos na vida acadêmica, em assimilar os diferentes significados das frações, verificou-se a necessidade desta pesquisa. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho é responder a questão de pesquisa: “Quais os conhecimentos que os estudantes ingressantes no curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal do Tocantins (UFT) campus de Araguaína, mobilizam ao solucionarem situações de frações? Considerando seus cinco significados - Parte-Todo, Número, Medida, Quociente e Operador multiplicativo - com base nos trabalhos de Merlini (2005) e Barros (2018). Para a coleta de dados necessários às análises qualitativas desta pesquisa, desenvolvemos uma sequência didática com cinco atividades, organizadas em tarefas referentes aos significados fracionários e a aplicamos a 29 alunos do primeiro período 2019/01 do curso de Licenciatura em Matemática da (UFT). A partir dessa análise, concluiu-se que os conhecimentos dos participantes, em relação ao conceito de fração, não são abrangentes em relação aos cinco significados analisados e que não há uniformidade nas estratégias dos participantes para resolução das questões dentro do mesmo contexto. Outro ponto observado é o uso recorrente de regra de três simples e do significado Parte-Todo como estratégia de resolução presente em todas as atividades.
Abstract: We present in this study, which presents as a basis, the results of research in the area of Mathematical Education on teaching and learning the concept of fraction. This concept is part of many everyday situations, and shows content that is difficult to assimilate for both teachers and students. From the observation of the difficulties faced by students recently inserted in the academic life, as well as the different meanings of the fractions, there was a need for this research. Therefore, the general objective of this paper is to answer the research question: “What knowledge do students entering the undergraduate mathematics course at the Federal University of Tocantins (UFT) Araguaína campus, mobilize themselves to solve fraction problems? Considering its five meanings - part-whole, number, measure, quotient and multiplicative operator - based on the works of Merlini (2005) and Barros (2018). To collect the necessary data for qualitative analysis of this research, we developed a didactic sequence with five activities, organized into tasks related to fractional meanings and applicable to 29 students from the first period 2019/01 of the undergraduate mathematics course (UFT). From this analysis, it was concluded that the participants 'knowledge regarding the concept of fraction is not comprehensive in relation to the five meanings analyzed and that there is no uniformity in the participants' strategies for solving the issues within the same context. Another point noted is the recurring use of the simple three-rule and the Part-Whole meaning as a resolution strategy present in all activities.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1741
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEXANDRA RODRIGUES DE SOUSA BARBOSA - TCC - MATEMÁTICA.pdf1.63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.