Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/1739
Authors: | Nogueira, Márcia Barbosa |
metadata.dc.contributor.advisor: | Clemente, Marcos Edilson de Araújo |
Title: | O ensino de História e as músicas de Chico Buarque de Holanda: da escuta à produção de sentidos históricos na escola estadual Engenheiro Palma Muniz, em Redenção-PA |
Keywords: | Ensino de História; Prática docente; Sensibilidade musical; Chico Buarque; Teaching History; Teaching practice; Musical sensitivity |
Issue Date: | 24-Sep-2018 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistória |
Citation: | NOGUEIRA, Márcia Barbosa. O ensino de História e as músicas de Chico Buarque de Holanda: da escuta à produção de sentidos históricos na escola estadual Engenheiro Palma Muniz, em Redenção-PA. 2018.129f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Araguaína, 2018. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho tem como objetivo desenvolver o senso crítico e a sensibilidade musical dos alunos do 2º ano do Ensino Médio nas aulas de História. Para tanto, a pesquisa foi realizada na escola Estadual Engenheiro Palma Muniz, na cidade de Redenção-PA. Assim sendo, o objeto de estudo é o uso da música, a partir de uma reflexão sobre as possibilidades e os desafios que essa prática docente apresenta. Sabe-se que sua utilização permite ilustrar uma realidade histórica; analisar o conteúdo pela letra, além de discutir a noção de fonte histórica. Diante dessas premissas, buscou-se a sua utilização sob a perspectiva da construção de sentidos históricos, bem como da elaboração e aplicação de uma sequência didática, que corresponde a um conjunto de atividades, com planejamentos de aulas e conteúdos relacionados entre si. Divididas em quatro categorias problematização inicial; desenvolvimento da narrativa do ensino; aplicação dos novos conhecimentos e reflexão sobre o que foi aprendido, a sequência didática tem um carater propositivo de ensino e constitui o produto final deste trabalho. Para essa finalidade selecionou-se seis músicas: Roda viva, Apesar de você, Cálice, Acorda amor, Meu caro amigo e Vai passar do cantor e compositor Chico Buarque. A letra, o som, a melodia e o contexto histórico se relacionaram por meio do exercício da escuta sensível apropriada para uma conexão com o tempo vivido e evocado pelo compositor. Desse modo, os alunos foram construíndo seus próprios significados em um processo dialético, entre os tempos históricos. O conceito de representação abordado por Stuart Hall (2016) norteou este estudo, pois corresponde ao processo pelo qual os significados são produzidos e compartilhados entre os membros de uma mesma cultura. Portanto, entendese como representação a produção desses significados por meio da linguagem. |
Abstract: | This work aims to develop the critical sense and the musical sensitivity of the students of the 2nd year of High School in History classes. Therefore, the research was carried out at the state school Engenheiro Palma Muniz, in the city of Redenção-PA. Thus, the object of study is the use of music, based on a reflection on the possibilities and challenges that this teaching practice presents. It is known that its use allows to illustrate a historical reality; analyze the content by letter, and discuss the notion of historical source. In view of these premises, it was sought to use them from the perspective of the construction of historical meanings, as well as the elaboration and application of a didactic sequence, which corresponds to a set of activities, with lesson plans and related contents. Divided into four categories initial problematization; development of the narrative of teaching; application of new knowledge and reflection on what was learned, the didactic sequence has a propositional character of teaching and constitutes the final product of this work. For this purpose six songs were selected: Live Wheel, In spite of you, Chalice, Wake up love, My dear friend and It will pass of the singer and composer Chico Buarque. The lyrics, sound, melody and historical context are related through the exercise of sensitive listening appropriate to a connection with time lived and evoked by the composer. In this way, the students were constructing their own meanings in a dialectical process, between historical times. The concept of representation addressed by Stuart Hall (2016) guided this study because it corresponds to the process by which meanings are produced and shared among members of the same culture. Therefore, it is understood as representation the production of these meanings through language. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/1739 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Márcia Barbosa Nogueira - Dissertação.pdf | 1.88 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.