Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1738
Authors: Santos, Joelma da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Vas, Braz Batista
Title: Tradições orais e ensino de História na escola Professora Carmina Gomes, no ensino fundamental II, em São Félix do Xingu - Pará
Keywords: Ensino de História; História oral; Memória; História Local; São Félix do Xingu; History Teaching, Oral History; Memory; Local History
Issue Date: 22-Sep-2018
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistória
Citation: SANTOS, Joelma da Silva. Tradições orais e ensino de História na escola Professora Carmina Gomes, no ensino fundamental II, em São Félix do Xingu - Pará. 2018.96f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Araguaína, 2018.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia de ensino em História oral, usando um dos seus gêneros, as tradições orais, visto que muitas histórias que fazem parte do imaginário social são contadas, porém não são registradas. Quando trabalhamos com a oralidade a memória é muito importante. Segundo Le Goff (2014), no estudo da memória histórica é necessário dar uma importância especial às diferenças para as sociedades orais, escritas ou em transição do oral para o escrito. A realização da pesquisa envolveu os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Professora Carmina Gomes, em São Félix do Xingu. Trabalhamos com a oralidade, a partir de lendas locais, por meio de entrevistas e coleta de narrativas, como forma de contribuir para um ensino de História com mais significado, uma vez que este estudo parte do local e do cotidiano do aluno, e ainda possibilita o uso de uma metodologia que vai além dos muros da escola. A História oral aqui trabalhada não tem o objetivo de análise escrita das narrativas, mais sim o de viabilizar aos alunos diferentes formas de rememora e de transmissão histórica, o respeito pela diversidade cultural e o reconhecimento de que a História também acontece no seu lugar de vivência, com diversos sujeitos históricos. Como resultado da pesquisa, têm-se a confecção, conjuntamente com os alunos, de uma cartilha de Histórias a partir das narrativas dos moradores mais velhos da cidade de São Félix do Xingu-Pará.
Abstract: This work aims to present a methodology of oral history teaching, using one of its genres, oral traditions, since many stories that are part of the social imaginary are counted, but are not recorded. When working with orality memory is very important. According to Le Goff (2014), in the study of historical memory it is necessary to give special importance to differences for oral, written, or transitional societies from oral to written. The research involved the students of the 7th grade of the Carmina Gomes Teacher School in São Félix do Xingu. We work with orality, from local legends, through interviews and collection of narratives, as a way to contribute to a teaching of History with more meaning, since this study starts from the local and the daily life of the student, and still allows the use of a methodology that goes beyond the walls of the school. The oral history worked here does not have the objective of strict analysis of the narratives, but rather of allowing students different forms of remembrance and historical transmission, respect for cultural diversity and recognition that history also happens in their place of living, with several historical subjects. As a result of the research, there is the preparation, together with the students, of a booklet of Stories from the narratives of the older residents of the city of São Félix do Xingu.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1738
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joelma da Silva Santos - Dissertação.pdf1.55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.