Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1737
Authors: Maciel, João Paulo Santana
metadata.dc.contributor.advisor: Batista, Dimas José
Title: História de vida e formação de professores de História: narrativas de si e repercussões sobre a prática docente
Keywords: Ensino de História; Saberes e práticas no espaço escolar; Formação de professor; História de vida; History Teaching; Knowledge and practices in the school space; Teacher training; Life's history
Issue Date: 10-Oct-2018
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistória
Citation: MACIEL, João Paulo Santana. História de vida e formação de professores de História: narrativas de si e repercussões sobre a prática docente. 2018.144f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Araguaína, 2018.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho discorre sobre história de vida e formação de professores de História, suas narrativas e as repercussões dessas sobre sua prática docente. Trazendo como objetivos: conhecer as narrativas das histórias de vida e formação de professores de História do Ensino Fundamental do município de Imperatriz; identificar as experiências evidenciadas nessas narrativas e analisá-las tendo em vista a sua repercussão na prática pedagógica e, por fim, elaborar e apresentar à Secretaria Municipal de Educação, uma proposta metodológica para formação de professores de História. Ademais, terá como eixo a produção própria a partir das experiências individuais, contextualizadas historicamente e socializadas em grupo. Tais objetivos partem das seguintes questões norteadoras: o que fala o professor de História sobre sua história de vida e formação? E como essas experiências repercutem sobre sua prática docente? A metodologia adotada para dar conta desse desafio está centrada no professor e nas suas experiências constituídas ao longo da vida e carreira docente. Sendo assim utilizou-se como fontes suas narrativas autobiográficas, escritas e faladas, as quais serviram de objeto de análise para compreender como tais aspectos repercutem, ou mesmo interferem na prática docente. Diante do trabalho realizado, a discussão indicou que as experiências que marcaram a vida do professor, englobando nisso o processo de sua formação, respondem com amplitude por seu desempenho como docente. Isto é, que o exercício profissional do dia-a-dia é delineado de forma consistente pelas repercussões dessas experiências que compuseram a vida real desse professor enquanto sujeito atuante e inserido num determinado contexto histórico.
Abstract: This work talks about life´s history and academic education of History teachers, their narratives and its repercussions on their teaching practice. Bringing as objectives: to know the narratives of life stories and History teacher forming of Elementary Education of the municipality of Imperatriz; to identify the experiences evidenced in these narratives, to analyze them in view of their repercussion in the pedagogical practice and, finally, to prepare and present to the Municipal Department of Education a methodological proposal for the training of History teachers. In addition, it will have as its axis the own production from the individual experiences, contextualized historically and socialized in group. These objectives start from the following guiding questions: what does the history teacher say about his / her life history and formation? And how do these experiences impact on your teaching practice? The methodology adopted to address this challenge is centered on the teacher and his / her lifelong experiences and teaching career. Thus, his autobiographical, written and spoken narratives were used as sources, which served as an object of analysis to understand how these aspects reverberate or even interfere with teaching practice. In view of the work accomplished, the discussion indicated that the experiences that marked the life of the teacher, including in the process of his formation, respond with amplitude for his performance as a teacher. That is, the day-to-day professional exercise is consistently delineated by the repercussions of those experiences that composed the real life of this teacher as an active subject and inserted in a certain historical context.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1737
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
João Paulo Santana Maciel - Dissertação.pdf1.82 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.