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http://hdl.handle.net/11612/1736
Autor(a): | Valadares, Elka Regina Rodrigues |
Orientador: | Ramos Júnior, Dernival Venâncio |
Título: | Saberes em movimento: aprendendo e ensinando a história da África no ensino médio |
Palavras-chave: | Ensino de História; Saberes e Práticas no Espaço Escolar; Lei 11.645/08; Teaching History; Knowledge and Practices in School Space; Law 11.645 / 08 |
Data do documento: | 24-Out-2018 |
Editor: | Universidade Federal do Tocantins |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistória |
Citação: | VALADARES, Elka Regina Rodrigues. Saberes em movimento: aprendendo e ensinando a história da África no ensino médio. 2018.116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Araguaína, 2018. |
Resumo: | A presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional ProfHistória, insere-se na linha de pesquisa saberes históricos no espaço escolar, tem como tema central conhecer os saberes dos discentes acerca da História da África. A partir das representações presentes no imaginário dos estudantes, foram desenvolvidas estratégias metodológicas baseadas na pesquisa-ação para identificar os saberes. A pesquisa foi desenvolvida em Colinas do Tocantins com estudantes da segunda série do ensino médio e utilizou aportes teóricos de campos diversos. Os participantes pesquisaram, produziram material pedagógico com a finalidade de construir e desconstruir saberes sobre a história da África, relacionando-os. Os resultados dão conta de que os saberes construídos por estudantes em diferentes espaços não destoam das visões de diferentes grupos; conforme pesquisas recentes, mas vinculadas a uma perspectiva positiva de descolonização dos saberes, na direção de se produzir uma educação antirracista, multicultural, é possível desenhar um cenário novo na formação de identidades. Além da metodologia aplicada aos estudantes, investigou-se a trajetória de lutas dos movimentos sociais, especialmente os Movimentos Negros pela inclusão da história e cultura africana e afro-brasileira e indígena nos currículos escolares. Esta se tornou componente curricular obrigatório com a Lei 10.639/03 que foi alterada em 2008 pela Lei 11.645. A Lei e sua legislação correlata são parte de um conjunto de políticas públicas adotadas no Brasil a partir da década de 1990, em atendimento a reivindicações dos Movimentos Sociais para promover uma educação antirracista e pluricultural garantindo que grupos tradicionalmente excluídos dos espaços escolares, tenham sua história e cultura valorizados. Os resultados podem contribuir para uma reflexão acerca do ensino dessa temática bem como com a formação continuada de professores |
Abstract: | The present research, developed within the scope of the Professional Master's Program ProfHistória, belongs to the line of research historical knowledge in the school space, has as its central theme to know the knowledge of the students about the History of Africa. From the present representations in the students' imagination, methodological strategies based on action research were developed to identify the knowledge. The research was developed in Colinas do Tocantins with students from the second grade of high school and used theoretical contributions from various fields. The participants researched, produced pedagogical material with the purpose of constructing and deconstructing knowledge about the history of Africa, relating them. The results show that the knowledge built by students in different spaces does not detract from the visions of different groups; according to recent research, but linked to a positive perspective of decolonization of knowledge, in the direction of producing a multicultural antiracist education, it is possible to design a new scenario in the formation of identities. In addition to the methodology applied to the students, the trajectory of struggles of social movements, especially the Black Movements, was investigated by the inclusion of African and Afro-Brazilian and indigenous culture and history in school curricula. This became a compulsory curricular component with Law 10.639 / 03, which was amended in 2008 by Law 11.645. The Law and its related legislation are part of a set of public policies adopted in Brazil since the 1990s, in compliance with the demands of the Social Movements to promote an antiracist and pluricultural education, ensuring that groups traditionally excluded from school spaces have their history and culture. The results can contribute to a reflection about the teaching of this subject as well as to the continued formation of teachers |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/1736 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de História |
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