Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1732
Authors: Barros, Rosiene Pereira da Costa
metadata.dc.contributor.advisor: Pinho, Maria José de
Title: Texto literário e interdisciplinaridade: implicações na formação de leitores
Keywords: Texto Literário; Letramento; Interdisciplinaridade; Formação de Leitores; Literacy; Literary text; Interdisciplinary; Readers formation
Issue Date: 14-Dec-2016
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras - ProfLetras
Citation: BARROS, Rosiene Pereira da Costa. Texto literário e interdisciplinaridade: implicações na formação de leitores.2016.165f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Araguaína, 2016.
metadata.dc.description.resumo: Nessa pesquisa, investiga-se como o texto literário mediado por um viés interdisciplinar pode favorecer a formação de leitores com perspectivas ao letramento literário numa turma com dificuldade em leitura e escrita. A pesquisa-ação foi realizada em uma escola da rede pública estadual em Fátima, numa turma de 6º ano do Ensino Fundamental. Pretende-se, ainda, investigar como o texto literário analisado pela ótica interdisciplinar poderá ajudar no desenvolvimento da leitura, produção textual, interpretação e análise linguística de alunos com dificuldade de aprendizagem. Para a intervenção em sala de aula, elaborou-se uma Unidade Didática orientada pela Sequência Didática (UD) do Letramento Literário na escola de Cosson (2014). Com esta UD foi observada a participação, o desenvolvimento e envolvimentos dos alunos nas atividades propostas. Experimenta-se e avalia-se a aplicação da UD e assim responder a pergunta inicial da pesquisa: Como a interdisciplinaridade explorada pela leitura de textos literários poderá favorecer para a formação de leitores? Esta pesquisa se justifica devido à constatação de que as práticas de leitura em sala de aula são insatisfatórias, fato comprovado pelos resultados dos índices de avaliação do PISA E SAEB. Os principais dados da investigação foram gerados a partir de aplicação de questionários, caderno de atividades dos alunos e caderno de campo. O projeto efetivado pela UD foi executado no segundo semestre de 2016, entre os meses de agosto e outubro do corrente ano, em 26h/a, junto a 23 colaboradores da turma 62.03. Como procedimentos didático-metodológicos no desenvolvimento das atividades, conta-se, dentre outros, de exposição dialogada, discussão em grupo, leituras, produção textual e desenhos. Para subsidiar a intervenção proposta, revisam-se alguns estudos aplicados no campo do letramento; letramento literário e interdisciplinaridade e o texto literário na formação do leitor, tendo como fundamento as postulações, entre outros, mais principalmente, de (KLEIMAN, 1995, 1999, 2005); (SOARES, 1995, 1996, 1998, 2004); (TINOCO, 2008); (STREET, 1984, 1995, 2003); (FREIRE, 1991, 1984); (COSSON, 2014); (SILVA, 1987, 2009); (TODOROV, 2009); (CANDIDO, 1972, 2004); (COMPAGNON, 2010); (JOUVE, 2012); (FAZENDA, 1994, 2000, 2001, 2003); (MORIN, 2001); (JAPIASSU, 1991, 2006) e (LÜCK, 1999, 2004). Os resultados mostraram que a UD implementada durante a intervenção pedagógica, com ênfase na leitura sob um viés interdisciplinar, propicia a aproximação do aluno com o texto, aumentando o gosto pela leitura, além de tornar mais interessante à aula. Diante das reflexões apresentadas, enfatiza-se a necessidade do desenvolvimento de projetos interdisciplinares envolvendo todos os professores da UE.
Abstract: This research seeks to investigate how literary text mediated by an interdisciplinary perspective could enhance the training of readers with the aim of helping the students in class where they have difficulties in reading and writing. The research-action was carried out in a primary six class in Fatima public school. It is also intended to investigate how the literary text analyzed by the interdisciplinary perspective can help in the development of reading, textual production, interpretation and linguistic analysis of students with learning difficulties. For classroom intervention, a didactic unit guided by the didactic sequence (UD) of literary literature is developed at Cosson‟s School (2014). With this UD, the participation, development and involvement of the students in the proposed activities were observed. The application of the DU is tested and evaluated and therefore the initial question of this research is answered. How can the interdisciplinary explored by the reading of a literary text favour the training of readers? This research is justified due to the fact that classroom reading practices are unsatisfactory as proved by the results PISA and SAEB assessment indices. The main research data were generated from the application of questionnaires, students activity book and field notebook. The project carried out by the DU was executed in the second half of 2016, between August and October in 26 hours of teaching, together with 23 pupils of the 62.03 class. As didactic – methodological procedures in development activities, the following were used: a dialogical exposition group discussion readings, textual productions and drawing. In order to subsidize the proposed intervention, some studies applied in the field of literacy were reviewed. Literary literacy and interdisciplinary are reviewed and literary text in the training of the reader, based on the postulates among others mainly (KLEIMAN, 1995, 1999, 2005); (SOARES, 1995, 1996, 1998, 2004); (TINOCO, 2008); (STREET, 1984, 1995, 2003); (FREIRE, 1991, 1984); (COSSON, 2014); (SILVA, 1987, 2009); (TODOROV, 2009); (CANDIDO, 1972, 2004); (COMPAGNON, 2010); (JOUVE, 2012); (FAZENDA, 1994, 2000, 2001, 2003); (MORIN, 2001); (JAPIASSU, 1991, 2006) and (LÜCK, 1999, 2004). The results showed that the UD implemented during the pedagogical intervention with emphasis on reading under an interdisciplinary bias, allows the student to get closer to the text, increase his\her desire for reading and makes learning more interesting. Faced with the reflections presented, the need for the development of interdisciplinary projects involving all the UE teachers is emphasized.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1732
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosiene Pereira da Costa Barros - Dissertação.pdf2.87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.