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Autor(a): Silveira, Raimunda Araújo da
Orientador: Silva, Wagner Rodrigues
Título: Abordagem interdisciplinar de práticas pedagógicas sustentáveis de letramentos numa escola tocantinense de tempo integral
Palavras-chave: Interdisciplinaridade; letramento sustentável; multiletramentos; Interdisciplinarity; sustainable literacy; multiliteracies
Data do documento: 6-Out-2016
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras - ProfLetras
Citação: SILVEIRA, Raimunda Araújo da. Abordagem interdisciplinar de práticas pedagógicas sustentáveis de letramentos numa escola tocantinense de tempo integral.2016.216f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Araguaína, 2016.
Resumo: Neste trabalho, apresento o resultado de uma pesquisa participante, realizada em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola de tempo integral, situada na cidade de Araguaína, Estado do Tocantins. Na introdução, apresento, por meio da escrita memorialística, meu relato de vida como estratégia para mostrar desde meus primeiros contatos com as letras até as descobertas advindas do mestrado profissional. Neste relato, mostro como a educação transformou a minha vida e ainda as transformações que testemunhei, no ensino, ao longo da minha relação com a educação, e, também, manifesto minha vontade de ver o ensino mais moderno, atuante, tecnológico. O primeiro capítulo dialoga teoricamente sobre: interdisciplinaridade; transdisciplinaridade; letramento; letramento digital; letramento sustentável; e multiletramentos. No segundo capítulo, apresento o percurso metodológico para a realização desta pesquisa participante em Linguística Aplicada. No terceiro capítulo, recupero dados históricos do ensino de Língua Portuguesa, dialogando com o resultado de uma entrevista semiestruturada, feita com uma professora da rede pública de ensino de Araguaína, para mostrar como, apesar do surgimento de novos documentos norteadores da educação básica, por exemplo, os PCN, o ensino da língua materna continua agarrado à cultura da tradição escolar. No quarto capítulo, reflito sobre as vantagens de adotar as tecnologias digitais como ferramentas metodológicas em sala de aula, defendendo um ensino que ofereça letramento crítico e sustentável em projetos interdisciplinares de multiletramentos. Apresento ainda o resultado das atividades propostas, por meio de uma Unidade Didática, planejada para o plano de intervenção, afim de descobrir se as atividades mediadas por ferramentas tecnológicas são eficientes no desenvolvimento de práticas de leitura, escrita e análise linguística. Concluo que o uso de artefatos tecnológicos como ferramentas pedagógicas tem muito a oferecer para o ensino de língua materna, mas que são necessárias novas políticas de implantação e manutenção das tecnologias nas escolas, assim como investimentos em formações continuadas necessárias ao letramento docente.
Abstract: In this work, I present the result of a participatory research, done in a class of 9th grade of elementary full time school, in the city of Araguaína, State of Tocantins. In the introduction, I present through the memorialistic writing my account of life as a strategy to show since my first contacts with the letters until the findings resulting from the professional master. In this report I show how education changed my life and also the transformations have witnessed in education over my relationship with education, and also I express my wish to see the most modern teaching, active, technological. The first chapter theoretically dialogues on: interdisciplinarity; transdisciplinary; literacy; sustainable literacy; and multiliteracies. In the second chapter, I present the methodological trajectory to conduct this participatory research in Applied Linguistics. In the third chapter, I recover historical data of the Portuguese teaching, dialoguing with the result of a semi-structured interview, conducted with a teacher from public schools in Araguaína, o show how, despite the appearance of new guiding documents of basic education, for example, PCN, mother tongue education is still clinging to the culture of school tradition. In the fourth chapter, I reflect on the advantages of adopting digital technologies as methodological tools in the classroom, defending a education that offers critical and sustainable literacy in interdisciplary projects multiliteracies. Also present the results of the proposed activities through a Didactic Unit, planned for the intervention plan, in order to find out if the activities mediated by technological tools are efficient in the development of reading practices, writing and linguistic analysis. I conclude that the use of technological devices as educational tools has much to offer to mother tongue teaching, but that requires new implementation of policies and maintenance of technology in schools, as well as investments in continuing education necessary for teaching literacy.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1731
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