Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1716
Autor(a): Mota, Sãrlei Ferreira Oliveira da
Orientador: Carvalho, Edis Evandro Teixeira de
Título: Revitalização na antiga sede da Assembleia Legislativa em Palmas-TO
Palavras-chave: Assembleia Legislativa.;Revitalização Urbana.;Vazios Urbanos.;Patrimônio Histórico e Cultural.
Data do documento: 18-Fev-2020
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: MOTA, Sãrlei Ferreira Oliveira da. Revitalização na antiga sede da Assembleia Legislativa em Palmas-TO. 135 f. Monografia (Graduação) – Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2019.
Resumo: O trabalho em estudo tem como foco a conceituação teórica em três vertentes, revitalização urbana, vazios urbanos e patrimônio histórico cultural, nas quais se relacionam e proporcionam ao produto final soluções teóricas, técnicas e sociais tomando como ponto de partida a ideia de conservar e restaurar um bem tombado, preservando a história da criação da capital, Palmas. O objetivo da revitalização na antiga Sede da Assembleia Legislativa de Palmas é solucionar os problemas de descaso com o patrimônio além dos problemas de vazios urbanos presentes na região. A escolha do referencial teórico é resultado de como o projeto confronta com a demanda existente, buscando soluções que possam atingir um produto o mais satisfatório possível. O novo uso atribuído ao edifício é a sede do CAU-TO (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). A ideia do projeto é preservar e reutilizar o máximo possível da estrutura existente, dando enfoque também para a área externa, com o objetivo de contribuir na preservação da vegetação existente e espaços públicos, evidenciando a relação com o entorno imediato e sítio. A proposta visa garantir conforto térmico ambiental, ventilação natural, e estudo da orientação solar para um melhor conforto térmico no edifício. O terreno contribui diretamente nas estratégias de conforto, pois está numa cota mais elevada em relação a cidade como um todo, também é papel fundamental na interação entre o espaço público, semipúblico e privado, solucionando problemas técnicos, sociais e ambientais.
Abstract: N/C
URI: http://hdl.handle.net/11612/1716
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sãrlei Ferreira Oliveira da Mota - TCC Monografia - Arquitetura e Urbanismo.pdf74.34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.