Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1682
Autor(a): Silva, Isaac Breno dos Santos
Orientador: Rocha, Claudia Maria Miranda Alencar
Título: Cohousing sênior: moradia para a terceira idade em Taquaruçu
Palavras-chave: Idoso.;Cohousing.;Ativo.;Taquaruçu.
Data do documento: 17-Fev-2020
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SILVA, Isaac Breno dos Santos. Cohousing sênior: moradia para a terceira idade em Taquaruçu. 87 f. Monografia (Graduação) – Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2019.
Resumo: O objetivo geral desse trabalho é propor uma moradia compartilhada para idosos no distrito de Taquaruçu. O projeto foi elaborado a partir de estudos sobre correlatos de casas para idosos, cohousings e normas regulamentadoras, que melhor proporcionam um processo de envelhecimento, ativo, seguro e adaptado ao idoso. No Brasil, ainda não é levado em conta na elaboração do projeto arquitetônico, a pessoa com limitações devido a velhice. O resultado desse processo de pesquisa é o Cohousing Sênior Taquaruçu, que foi pensado desde a sua concepção para proporcionar qualidade de vida a pessoa idosa, sem adaptações ou erros grotescos, mas em um lugar tranquilo e pacato, atendendo todos os tipos de idosos, respeitando os seus níveis de dependência. A velhice é a ultima e mais longa fase da vida, porém não é a mais fraca, a terceira idade é representada pela independência e sabedoria nessas ultimas décadas, algo que só tende a melhorar com os avanços da atualidade.
Abstract: N/C
URI: http://hdl.handle.net/11612/1682
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isaac Breno dos Santos Silva - TCC Monografia - Arquitetura e Urbanismo.pdf15.45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.