Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1675
Authors: Amorim, Andreza Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Marcos Antonio dos
Title: Arquitetura e cinema: a cenografia como fator de indução da percepção do espaço
Keywords: City.;Scenography.;Scenic space.;Film analysis.;Cinema.;Cenografia.;Espaço cênico.;Análise fílmica.
Issue Date: 17-Feb-2020
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: AMORIM, Andreza Silva. Arquitetura e cinema: a cenografia como fator de indução da percepção do espaço. 49 f. Monografia (Graduação) – Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2019.
metadata.dc.description.resumo: A arquitetura está presente em todas as vertentes do nosso cotidiano. E não apenas das cidades e edifícios que a compõe, pois a arquitetura não é apenas um fator construtivo, mas também uma expressão de arte. Neste presente trabalho irei tratar de uma dessas facetas: a Arquitetura Cenográfica. O cinema não possui ponto certo de sua criação. Várias invenções no decorrer da história da humanidade contribuíram para esse nascimento. Não obstante, a cenografia, que tem sua origem tão antiga quanto o próprio teatro, se tornou algo presente e sem dúvida é um elemento muito importante. A cenografia é uma das vertentes da arquitetura, e a forma que é expressada não é somente nas representações do mundo real e seus fatores. A cenografia vai muito além, através do ambiente cenográfico são expressados sentimentos e sensações que atinge o público de uma forma única, em um momento especifico. Desde o início, o cinema sempre esteve ligado com os centros urbanos e a sua forma de expressar os imaginários de seus criadores acerca de futuros distantes. Os filmes aqui discutidos foram de alguma forma, importantes para a representação da arquitetura em cena e levaram discussões importantes em relação ao urbanismo e o desenvolvimento das cidades.
Abstract: Architecture is present in every aspect of our daily lives. And not only the cities and buildings that compose it, because architecture is not only a constructive factor, but also an expression of art. In this paper I will address one of these facets: Scenographic Architecture. The cinema has no certain point of its creation. Several inventions throughout human history have contributed to this birth. Nevertheless, the scenography, which has its origin as old as the theater itself, has become something present and is undoubtedly a very important element. Scenography is one of the aspects of architecture, and the form that is expressed is not only in the representations of the real world and its factors. The scenography goes far beyond, through the scenographic environment are expressed feelings and sensations that reaches the audience in a unique way, at a specific moment. From the beginning, cinema has always been linked with urban centers and their way of expressing their creators' imaginations about distant futures. The films discussed here were somehow important for the representation of architecture on the scene and led to important discussions regarding urbanism and the development of cities.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1675
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