Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1672
Authors: Almeida, Núbia Régia de
metadata.dc.contributor.advisor: Medeiros, Valéria da Silva
Title: Desdobramentos das políticas públicas para as bibliotecas escolares em escolas do município de Araguaína/TO
Keywords: Políticas Públicas; Bibliotecas Escolares; Desdobramento; Formação de Leitores; Araguaína/TO; Public Policies; School Libraries; Unfolding; Training of Readers
Issue Date: 26-Apr-2019
Citation: ALMEIDA, Núbia Régia de. Desdobramentos das políticas públicas para as bibliotecas escolares em escolas do município de Araguaína/TO.2019. 227f. Tese (Doutorado em Letras: ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras: ensino de Língua e Literatura, Araguaína, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho apresenta os resultados das políticas públicas referentes às três esferas governamentais (União, Estado e Município) destinadas às bibliotecas escolares. A pesquisa de campo focalizou três escolas no município de AraguaínaTO, sendo uma da rede municipal, uma da estadual e outra da federal. Para atingir esse objetivo, procurou-se identificar e descrever as referidas políticas no âmbito de cada uma das três esferas; identificar e descrever o funcionamento dessas políticas públicas nas respectivas bibliotecas escolares; além de averiguar se essas bibliotecas estão cumprindo a sua função pedagógica visando à formação do leitor. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa envolvendo pesquisas bibliográficas e documentais, realizadas por meio de análises comparativas das práticas pedagógicas das bibliotecas escolares vinculadas às escolas das redes mencionadas. Como instrumentos e procedimentos para geração dos dados, usaram-se consultas e análises de documentos diversos, a exemplo do plano de trabalho dos responsáveis pelas bibliotecas escolares, ações contempladas no Projeto Político Pedagógico/PPP das escolas, relatórios, fotografias, livros contendo informações sobre acervos e empréstimos; observações do trabalho realizado em cada uma dessas bibliotecas escolares durante o segundo semestre de 2016, com o devido registro em diário de campo; aplicação de entrevistas semiestruturadas com as servidoras responsáveis pelas bibliotecas escolares, com professores, e com gestores das secretarias municipal e estadual de ensino. Os dados gerados foram examinados à luz do que preveem as políticas públicas para as bibliotecas escolares, assim como das ideias sobre o papel pedagógico delas na formação de leitores. Para interpretar os dados, foram mobilizados trabalhos de autores como Eliana Yunes (1984, 2009, 2012) Daniela Versiani (2012), Gilda Carvalho (2012), Rovilson Silva (2009), Magda Soares (1999), Gleide Pereira e Bernadete Campello (2016), Antonio Adailton Silva (2015), entre outros autores que abordam questões referentes às bibliotecas escolares e à formação de leitores. Constatou-se que houve um avanço no Brasil, a partir dos anos de 1990, no que concerne à elaboração e à aprovação de políticas públicas para as bibliotecas escolares. Dentre elas, pode-se citar a criação do PNBE, atualmente atendido pelo PNLD, aprovação da lei 12.244, que versa sobre a universalização das bibliotecas escolares, assim como ações direcionadas a elas no PNLL, no PNE, no PME, no PEE. Contudo, a legislação não tem assegurado a aplicação das leis nas bibliotecas, os resultados apontaram que 97,46% das escolas da rede municipal de Araguaína/TO não possuem bibliotecas escolares e, na esfera estadual, há o seguinte número: 29,32%. Constatou-se que o investimento em políticas públicas direcionadas para a formação de mediadores de leitura é ínfimo, portanto, mesmo nas escolas que possuem BE a efetividade dessas políticas públicas destinadas a elas, tendo em vista a formação de leitores, ainda é pouco significativa em relação à sua expectativa principal, que é tornar a biblioteca um espaço de referência para colaborar na formação do leitor, do desenvolvimento do seu letramento e na sua autonomia para continuar aprendendo com base nos conhecimentos construídos a partir das mediações realizadas no âmbito, também, da biblioteca escolar.
Abstract: The present research shows the results of public policies for school libraries related to the three governmental spheres. The field research focused on three schools in the municipality of Araguaína-TO, being one of the municipal network, another of the state and, the last of the federal one. To achieve that objective, it was sought to identify and to describe these policies within each one of the three areas; identify and describe the functioning of these public policies in the respective school libraries; as well as to ascertain if these libraries are fulfilling their pedagogical function aiming at the formation of the reader. This is study of case with a qualitative approach, involving bibliographical and documentary research, carried out through comparative analyzes of the school libraries pedagogical practices linked to the mentioned schools. As instruments and procedures for data generation, several documents were consulted and analyzed, such as the work plan of those in charge of the school libraries, actions contemplated in the Political pedagogical Project / PPP of schools, reports, photographs, books portraying information about the collections and loans; observations of the work done in each one of these school libraries during the second half of 2016, with the due registration in the field journal; application of semistructured interviews with the school librarians, with teachers, and with managers of the Municipal and State Teaching Departments. The generated data were examined in the light of what the public policy plans for school libraries, as well as ideas about their pedagogical role in the training of readers. In order to interpret those data, the work of authors such as Eliana Yunes (1984, 2009, 2012), Gilda Carvalho (2012), Rovilson Silva (2009), Magda Soares (1999), Gleide Pereira and Bernadete Campello), Antonio Adailton Silva (2015), among other authors who deal with issues related to school libraries and the training of readers were studied. It was verified there was an advance in Brazil from the year of 1990 on, in what concerns to the elaboration and approval of public policies for the school libraries. Among them, can be mentioned the creation of PNBE, currently attended by PNLD, approval of law 12.244, which deals with the popularization of school libraries, as well as actions directed at PNLL, PNE, PME, PEE. However, the legislation has not ensured the application of laws in libraries, the results pointed out that 97.46% of schools in the municipal network of Araguaína / TO do not have school libraries and in the state sphere, 29.32%. Also, it was verified that the investment in public policies directed to the formation of mediators of reading is insignificant, therefore, even in the schools that have BE, the effectiveness of these public policies made for them in order to their formation of readers is still insignificant in relation to its main expectation, which is, to make the library a reference space to collaborate in the formation of the reader, the development of its literacy and its autonomy to continue learning based on the knowledge built from the mediations carried out in the scope, also, of the school library .
URI: http://hdl.handle.net/11612/1672
Appears in Collections:Doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Núbia Régia de Almeida - Tese.pdf3.9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.