Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1667
Authors: Guimarães, Márcia Siqueira
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Luiza Helena Oliveira da
Title: Cartum na escola: análise de cartum e propostas de leituras apresentadas em livro didático de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II
Keywords: Cartum;Livro didático;Textos sincréticos;Cartoons;Textbook;Syncretic texts
Issue Date: 17-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: GUIMARÃES, Márcia Siqueira. Cartum na escola: análise de cartum e propostas de leituras apresentadas em livro didático de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II. 2019. 61 f. Monografia (Graduação) - Curso de Letras – Língua Portuguesa e Suas Respectivas Literaturas, UFT, Araguaína, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho analisa cartuns presentes em livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental e atividades propostas pelos autores das respectivas obras. Nosso objetivo foi analisar as competências de leitura que são mobilizadas pelos livros didáticos, considerando que se trata de um dos gêneros multimodais ou sincréticos, demandando competências específicas de leitura, como ressalta a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Nomeiam-se como gêneros multimodais ou sincréticos os textos que articulam diferentes substâncias de linguagem em sua constituição e sua nomeação difere em função do aporte teórico mobilizado. Por nos fundamentarmos na semiótica discursiva, optamos pela denominação textos sincréticos, compreendendo como tais aqueles em que diferentes substâncias do plano da expressão advindas de múltiplas linguagens se articulam ao plano do conteúdo para produzir uma forma coerente e apreensível, tendo como decorrente o efeito de unidade que caracteriza o texto como uma totalidade de sentido (TEIXEIRA, FARIA, SOUSA, 2014). Para a pesquisa, selecionamos livros didáticos de duas coleções de língua portuguesa dos 7o ao 9o anos do ensino fundamental, adotados por escolas públicas de Araguaína (Tocantins). Por demandar conhecimentos sobre a linguagem visual e mecanismos de articulação com a linguagem verbal, buscamos observar o modo como os livros cooperam para a formar leitores para a leitura de gêneros sincréticos. Interessou-nos investigar os propósitos da presença dos cartuns no contexto escolar e se as atividades propostas pelos livros privilegiam ou não a produção de sentido.
Abstract: This paper analyzes cartoons present in textbooks of Portuguese Language of Elementary School and activities proposed by the authors of the respective books. Our objective was to analyze the reading skills that are mobilized by the textbooks, considering that it is one of the multimodal or syncretic genres, demanding specific reading skills, as the Base Nacional Curricular Comum (BRASIL, 2018). The texts that articulate different substances of language in their constitution are named as multimodal or syncretic genres and their appointment differs according to the theoretical contribution mobilized. Because we are based on discursive semiotics, we chose the term syncretic texts, understanding as such those in which different substances from the plane of expression arising from multiple languages are articulated to the content plane to produce a coherent and apprehensible form, resulting in the unity effect which characterizes the text as a totality of meaning (TEIXEIRA, FARIA, SOUSA, 2014). For the research, we selected textbooks from two Portuguese-language collections from the 7th to the 9th grade of Primary Education, adopted by public schools in Araguaína (Tocantins). Because we demand knowledge about visual language and mechanisms of articulation with verbal language, we seek to observe how books cooperate to form readers for the reading of syncretic genres. We were interested in investigating the purposes of the presence of the cartoons in the school context and whether the activities proposed by the books privilege or not the production of meaning.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1667
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MÁRCIA SIQUEIRA GUIMARÃES - TCC - LETRAS.pdf1.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.