Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1665
Authors: Milhomem, Kellinne Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Andrade, Silvana Fernandes de
Title: Crenças de professores sobre o uso de tecnologias na sala de Língua Inglesa: um estudo de caso
Keywords: TICs;Ensino e aprendizagem de Língua Inglesa;Crenças;ICTs;English Language Teaching and learning;Beliefs
Issue Date: 2-Jul-2019
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: MILHOMEM, Kellinne Silva. Crenças de professores sobre o uso de tecnologias na sala de Língua Inglesa: um estudo de caso. 2019. 42 f. Monografia (Graduação) - Curso de Letras – Língua Inglesa e Suas Respectivas Literaturas, UFT, Araguaína, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo investigar algumas crenças sobre o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na sala de aula de Língua Inglesa (LI) através de um estudo de caso. Os objetivos específicos se desdobram em identificar como a utilização da tecnologia pode proporcionar melhorias no ensino; citar crenças de professores sobre o ensino e aprendizagem de língua; verificar a impressão dos professores em incluir a tecnologia em suas aulas. Haja vista a necessidade de inserir a tecnologia em sala de aula, pois se sabe que ela favorece o desempenho e engajamento dos alunos, nos ancoramos BARCELOS (2007), KUMARAVADIVELU (2006), LEFFA (2006), PAIVA (2017), ROJO (2013) e SILVA (2007). A pesquisa é de abordagem qualitativa, tendo sido entrevistadas duas docentes de uma escola estadual da cidade de Araguaína, Tocantins. Foram utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas e os resultados apontam, para uma reflexão sobre o uso das tecnologias em sala de aula de LI, sobretudo para importância da capacitação docente.
Abstract: The present course conclusion paper has the aim at investigating some beliefs about the use of Information and Communication Technologies in an English classroom through a case study. The specific objectives are to identify how the use of technology can provide improvements in teaching; citing teacher beliefs about language teaching and learning; check the impression of teachers in including technology in their classes. Given the need of inserting technology in the classrooms, since as known, its benefits students` output and commitment, we anchor BARCELOS (2007), KUMARAVADIVELU (2006), LEFFA (2006), PAIVA (2017), ROJO (2013) e SILVA (2007). This is a qualitative approach, having two teachers from a public school in Araguaína, Tocantins interviewed. Were used surveys containing open and closed questions, and the results have led us to a reflection about the use of technologies in English classrooms, mainly to the importance of teachers teaching training in this area.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1665
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KELLINNE SILVA MILHOMEM - TCC - LETRAS.pdf3.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.