Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/1655
Authors: Araújo, Rayana de Lima
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Adriano Lopes de
Title: Do prescrito ao vivido: um estudo de caso sobre o projeto esportivo “bom de bola, bom na escola”
Keywords: Educação;;Projetos esportivos;;Esporte;;Projeto prescrito;;Valores;;Education;;Sports projects;;Sport;;Design prescribed;;Values;
Issue Date: 20-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Araújo, Rayana de Lima. Do prescrito ao vivido: um estudo de caso sobre o projeto esportivo “bom de bola, bom na escola”. 2019. 63 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Física, UFT, Tocantinópolis, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O reconhecimento do esporte como ferramenta propulsora de socialização positiva e/ou inclusão social vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade contemporânea, haja vista o grande número de projetos sociais de caráter esportivo destinados sobretudo para crianças e jovens que estão em situação de vulnerabilidade social, aumentando as chances do fracasso e evasão escolar. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo de compreender as possibilidades de atuação do projeto esportivo “Bom de bola, bom na escola”, no comportamento pró-social dos seus participantes. Em termos metodológicos, a presente investigação caracteriza-se como um estudo de caso no contexto do referido projeto, delineado por uma abordagem qualitativa de tipo descritiva. Os resultados apontam que as principais formas de atuação do projeto "Bom de bola, bom na escola" no comportamento pró social dos seus participantes, estão associados à metodologia empregada pelo professor coordenador do projeto, o qual utiliza o esporte como agente transformador na promoção de vivências do respeito às regras, da colaboração, da empatia, da disciplina, da performance e da inclusão, representando, desta forma, uma oportunidade de crescimento pessoal, de melhora das habilidades físicas e sociais desses participantes, colaborando também para o exercício da cidadania dos mesmos. Assim, conclui-se que existe uma sintonia entre aquilo que está previsto no projeto prescrito com quilo que de fato, é vivido pelos atores sociais, uma vez que tanto o professor João, quanto os participantes do projeto apontaram um conjunto de valores/virtudes desenvolvidos no projeto, os quais vão ao encontro da promoção do comportamento pró-social.
Abstract: The recognition of sport as a propulsive tool for positive socialization and / or social inclusion has been gaining more and more space in contemporary society, given the large number of social projects of a sporting character intended especially for children and young people who are in a situation of social vulnerability, increasing the chances of school failure and dropout. In this sense, the present research aimed to understand the influence of the sports project "Good ball, good in school" in the pro-social behavior of its participants. In methodological terms, the present investigation is characterized as a case study in the context of the aforementioned project, delineated by a descriptive qualitative approach. The results show that the main formsof performance of the project "Good ball, good in school" in the pro-social behavior of its participants are associated with the methodology used by the project coordinating teacher, which uses sport as a transforming agent in the promotion of respect forrules, collaboration, empathy, discipline, performance and inclusion, representing, in this way, an opportunity for personal growth, improvement of the physical and social skills of these participants, also collaborating for the exercise of citizenship ofthemselves. Thus, it is concluded that there is a syntony between what is predicted in the prescribed project with what is actually experienced by the social actors, since both Professor João and the project participants pointed out a set of developed values / virtues in the project, which go to the promotion of pro-social behavior.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1655
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rayana Lima - TCC Ed. Física.pdf776.71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.