Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/1651
Autor(a): Lagares, Fernanda Rodrigues
Orientador: Medeiros, Euclides Antunes de
Título: A construção de Canudos e a busca pelo direito a uma cidade em os Sertões de Euclides da Cunha
Palavras-chave: Os Sertões; Narrativa; Paisagem; Território; Direito à Cidade; Narrative; Landscape; Territory; Right to the City
Data do documento: 29-Set-2018
Citação: LAGARES, Fernanda Rodrigues. A construção de Canudos e a busca pelo direito a uma cidade em os Sertões de Euclides da Cunha.2018. 160. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura e Território) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território, Araguaína, 2018.
Resumo: Em Os Sertões, Euclides da Cunha constrói narrativamente a paisagem do sertão, especialmente de Canudos. Bem como se dedica a categorizar e avaliar o sertanejo e, mais especificamente, o sertanejo que residia e resistia em Canudos. Ele ainda representa, conforme o que teria presenciado e experienciado no sertão baiano, a relação do sujeito sertanejo com o sertão de Canudos. Provocados por isso, neste trabalho, pretendemos refletir sobre como a obra constrói narrativamente as configurações territoriais de Canudos e em que medida estas revelam pistas da busca pelos seus habitantes do direito ao território e a construção de uma “cidade” enquanto “devir”. Para o alcance desse objetivo, compusemos uma metodologia interdisciplinar com base nos saberes demandados pelo próprio objeto de pesquisa. Metodologia iniciada a partir da consciência de que a reflexão, com base em uma narrativa, exigia de nós a lida com significações, finalidades e valores do autor da obra. Assim como, de aspectos construídos socialmente a partir dela e das nossas próprias experiências enquanto pesquisadores. Escolhemos lidar de forma prioritária com a 5ª edição do livro, publicada pela editora Francisco Alves, em 1914, por esta ser tida como a edição definitiva e por entendermos que os significados da obra se revelam também em sua forma. Tratamos o livro como um projeto político civilizacional instituído pela construção de uma linguagem polifônica em diversas dimensões. Para a análise, adotamos a categoria “paisagem” nas perspectivas de Schama (1996) e Santos (1998); a categoria “território” concebida por Saquet (2013), Raffestin (1993) e, principalmente, Fontanille (2014) e a categoria de “lugar” na perspectiva de Tuan (2013). Nos baseamos na “estrutura de sentimento” desenvolvida por Williams (1979) e na ideia de “stimmung” concebida por Gumbrecht (2014). Por fim, fazemos uso da concepção de território enquanto um Devir e inspirados no Direito à Cidade, teoria político-filosófica desenvolvida por Lefebvre (1968) defendemos Canudos como um território que poderia vir a se tornar uma “cidade diferente”. Sendo o “direito à cidade” para aqueles sertanejos, a objetivação do direito a um território, moldado de acordo com seus interesses, seus ideais e suas condições. O que o tornaria um “lugar” para chamar de seu.
Abstract: In Os Sertões, Euclides da Cunha narratively constructs the landscape of the backlands, especially of Canudos. As well as dedicating himself to categorizing and evaluating the sertanejo and, more specifically, the sertanejo who resided and resisted in Canudos. He still represents, according to what he would have witnessed and experienced in backlands of the Bahia, the relation of the sertanejo to the backlands at Canudos. For this reason, in this work, we intend to reflect how the work constructs narratively the territorial configurations of Canudos and how these configurations reveal clues of the searching of their inhabitants for the right to the territory and the constructioning of a “city” while “becoming”. To reach this goal, we composed an interdisciplinary methodology based on the knowledge demanded by the research object itself. Methodology started from the awareness of that reflection, based on a narrative, required us to deal with meanings, purposes and values of the author of the book, and of aspects built socially from it and from our own experiences as researchersas well. We chose to analise primarily the 5th edition of the book, published by Francisco Alves, in 1914, because it is considered as the definitive edition and because we understand that the meanings of the work are also revealed in its form. We treat the book as a civilizational political project instituted by the construction of a polyphonic language in several dimensions. For the analysis, we adopted the “landscape” category in the perspectives of Schama (1996) and Santos (1998); the category “territory” conceived by Saquet (2013), Raffestin (1993) and, mainly, Fontanille (2014) and category of “place” in the perspective of Tuan (2013). We are based on the “structure of feeling” developed by Williams (1979) and on the idea of “stimmung” conceived by Gumbrecht (2014). Finally, we make use of the concept of territory as a “Becoming” and inspired by the “Right to the City”, a politicalphilosophical theory developed by Lefebvre (1968), we defend Canudos as a territory that could become a “different city”. The "right to the city" is for those sertanejos, the objectification of the right to a territory, molded according to their interests, their ideals and their conditions, what would make it a "place" to call his own.
URI: http://hdl.handle.net/11612/1651
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