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Authors: Sousa, Wemerson Marinho de
metadata.dc.contributor.advisor: Araújo, Gustavo Cunha de
Title: Perfil dos egressos em educação do campo das turmas 2014 e 2015 da licenciatura em educação do campo com habilitação em artes e música da uft de Tocantinópolis-TO
Keywords: Egressos;Educação do Campo;Artes;Licenciatura;Graduates;Rural Education;Arts;Graduation
Issue Date: 6-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Sousa, Wemerson Marinho de. Perfil dos egressos em educação do campo das turmas 2014 e 2015 da licenciatura em educação do campo com habilitação em artes e música da uft de Tocantinópolis-TO. 2019. 61 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação do Campo, UFT, Tocantinópolis, 2019.
metadata.dc.description.resumo: A Educação do Campo vem como contraponto à educação tradicional, com isso as Licenciaturas em Educação do Campo (LEDOC) têm como objetivo trabalhar a realidade dos povos do campo, assegurando a eles uma educação que foi negada historicamente, proporcionando também ao homem e mulher do campo condições para que eles possam lutar pelos seus direitos a terra e à educação. Com isso em mente, este trabalho propõe discutir o perfil de egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Artes e Música da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Tocantinópolis, estado do Tocantins. Dentre algumas questões, buscamos compreender se esses egressos atuam ou não na área de formação, como o curso contribuiu para a sua formação acadêmica enquanto educador e educadora do campo, entre outras questões. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo descritiva e de natureza exploratória. Como instrumentos de coletas de dados, utilizamos questionários semiestruturados aplicados 11 estudantes egressos, sendo 5 da primeira turma (2014) e 6 da segunda turma (2015) da LEDOC de Tocantinópolis. Dentre alguns resultados, observamos que o perfil dos egressos 2014 e 2015 em Educação do Campo é de uma maioria de alunos que não atuam na área, mas vivem no campo com realidades diferentes: alguns ainda vivem no contexto de trabalho rural e outros somente estudavam antes de entrar na universidade. O conteúdo teórico/prático proporcionado pelo curso fez com que eles assumissem suas identidades e tivessem uma posição contra hegemônica pautada na perspectiva de uma educação libertadora. Ainda mais, notamos que são egressos que precisam atuar em suas áreas de formação, pois existe a demanda de professores de arte para o campo, mas para isso, são necessários concursos públicos e processos seletivos na área de artes no estado do Tocantins, para suprir essa demanda. A pesquisa desenvolvida com os egressos é importante, pois traz consigo um diagnóstico de formação do curso para a comunidade, possibilitando reflexões pedagógicas acerca do currículo do curso.
Abstract: Rural Education comes as a counterpoint to traditional education, so the Bachelor's Degrees in Rural Education (LEDOC) aim to work the reality of the rural people, providing them with an education that has been historically denied, providing the rural man and woman to fight for their rights to land and education. With this in mind, this paper proposes to discuss the profile of graduates of the Bachelor's degree course in RuralEducation with a qualification in Arts and Music from the Federal University of Tocantins (UFT), campus of Tocantinópolis, state of Tocantins, Brazil. Among some questions, we seek to understand if these graduates work or not in the area of training, how the course contributed to their academic training as an educator and educator of the countryside, among other issues. This research is qualitative, descriptive and exploratory in nature. As data collection instruments, we used semistructured questionnaires applied 11 graduatesstudents, 5 from the first class (2014) and 6 from the second class (2015) from LEDOC Tocantinópolis. Among some results, we observed that the profile of graduates 2014 and 2015 in RuralEducation is a majority of students who do not work in the area, but live in the field with different realities: some still live in the context of rural work and others only studied before entering the university. The theoretical/practical content provided by the course made them assume their identities and have a counter-hegemonic position basedon the perspective of a liberating education. Furthermore, we note that these are graduates who need to work in their areas of training, because there is a demand for art teachers for the countryside, but for this, public competitions and selective processes in the area of arts in the state of Tocantins are needed to meet this demand. The research developed with the graduates is important, because it brings with it a diagnosis of the formation of the course for the community, enabling pedagogical reflections about the curriculum of the course
URI: http://hdl.handle.net/11612/1619
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